20/05/2024 06:19

Projeto de lei propõe a criação de um Centro de Tratamento do Diabetes

O projeto de lei 205/21, de autoria dos vereadores Júnior da Farmácia (PSL), Dr. José Claudio (PSDB) e Milton Vieira Filho (Republicanos), autoriza a prefeitura a criar o Centro de Tratamento do Diabetes (CDT). No local, será oferecido, de forma gratuita, exames de prevenção e controle do diabetes, como glicemia, hemoglobina glicada, glicemia pós-prandial, frutosamina, e também teste de tolerância à glicose e cirurgias metabólicas.

A proposta inclui ainda atendimento multidisciplinar de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social, além de médicos e nutricionistas. O CDT também ofertaria aos pacientes palestras e cursos de orientação para o preparo correto de refeições, com o intuito de colaborar no processo de reeducação alimentar do diabético.

O diabetes é causado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina – hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) e transformá-las em energia. A doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o diabetes é a sétima doença que mais mata ao redor do mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

O PL foi lido na 22ª sessão ordinária, em fevereiro deste ano, e aguarda parecer das Comissões Permanentes de Justiça, Redação e Direitos Humanos, de Economia, Finanças e Orçamento e de Saúde, com prazo para manifestação do relator até 7 de maio de 2021.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também