Foto: CMSJC
Em média 873 mil passagens de ônibus são pagas todo mês com cartão eletrônico carregado pelo próprio usuário em São José dos Campos e 476 mil passagens são pagas com dinheiro em espécie, de acordo com o relatório de bilhetagem das empresas concessionárias do transporte público.
Pensando em oferecer mais uma opção a essa parte da população que não usa vale-transporte ou bilhete escolar, o projeto de lei 302/23, apresentado pelo vereador Marcão da Academia (PSD), autoriza a administração municipal a implantar o pagamento com cartão de débito e crédito, inclusive por aproximação, diretamente na catraca do veículo.
Segundo o autor da proposta que tramita na Câmara, “a expansão de tecnologias no transporte público visa facilitar o dia a dia do usuário, possibilitando agilidade e praticidade”.
Essa modalidade é disponibilizada nas vans do transporte alternativo. Já o usuário de ônibus coletivo pode pagar em dinheiro ou carregar o cartão eletrônico online, pelo site do Consórcio 123 e aplicativo, ou nas máquinas de recarga de pontos de venda.
Atualmente, o valor da tarifa é de R$ 4,50 para o Bilhete Único comum, que permite utilizar até quatros linhas no período de duas horas, e R$ 5 no pagamento em dinheiro.
O projeto recebeu parecer favorável nas comissões de Justiça e de Economia e está em análise pela comissão de Transportes.