Os girassóis do Jardim Aquarius se tornaram a grande atração da cidade no início de fevereiro, quando floresceram no antigo campo das vaquinhas, como era comumente conhecida a área de cerca de 550m², pertencente ao Jardim Aquarius, zona oeste de São José dos Campos.
Fato é que quando iniciou a época de florescimento dos girassóis, centenas de pessoas se dirigiam até as grades que contornam o terreno para tirarem selfies e fazerem fotos em família. Porém, a mais nova atração turística de São José durou por pouco tempo.
Por característica, os girassóis duram cerca de 30 a 45 dias. Após este período a flor começa a murchar. Assim, deixando de cativar multidões interessadas em fotografar.
A princípio, a plantação faz parte de um projeto de empresários, a propriedade tem potencial de se transformar em um novo cartão-postal da cidade, mas por trás há uma produção que com certeza trará lucro aos proprietários do terreno, principalmente com a intenção de se construir novos empreendimentos.
Segundo informação do portal Aquarius Life, o terreno deve dar lugar a um grande empreendimento, com áreas residenciais e comerciais. Existe a expectativa da construção de prédios, além da reserva de área para a instalação de espaços de lazer.
As diretrizes para a elaboração do projeto foram solicitadas à secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos. Até o momento, não há prazo estipulado para o início do loteamento no local.
Como cuidar de girassóis
A flor que acabou se tornando chamariz em São José dos Campos caiu no gosto da população, o que não acontece à toa. Os girassóis são bonitos e agradáveis, e possuem uma beleza ímpar! Confira abaixo algumas orientações para se cuidar de um girassol.
O girassol adora receber raios solares e em um ambiente em que possa ser banhado pela luz solar.
Caso ele seja cultivado em casa, deverá estar num local onde receba iluminação abundante, podendo ser colocado próximo a uma janela.
A planta deverá estar sob influência de um clima de 27°C a 28°C.
A maioria das espécies amadurece com 85 a 95 dias.
A poda da planta geralmente ocorre após o verão, com o objetivo de renovar as folhas e o caule para a próxima floração. Por outro lado, se a planta não for cuidada corretamente e desenvolver um aspecto seco, não tem salvação.
A inflorescência do girassol é composta por milhares de pequenas florezinhas no miolo da planta. Cada pontinho marrom escuro é uma flor que, depois da fecundação, se transforma em semente. Com isso, as pétalas caem e a planta adquire uma aparência murcha. Quando as sementes estiverem bem escuras, é o momento certo para abrir a flor e arrancar as sementes.
Sementes de girassóis começam a ser colhidas
Iniciadas no dia 7 de março, as sementes de girassóis começaram a ser colhidas no terreno do Jardim Aquarius.
A semente de girassol tem diversas funções, além de servir como alimento para o ser humano.
No prato, a semente de girassol pode ser servida crua, torrada e amassada em purê.
Ingerir este tipo de alimento traz muitos benefícios à saúde, já que as sementes são ricas em vitamina E, vitamina B1, magnésio, ferro fósforo e cálcio.
Milho – Plantado juntamente com os girassóis em novembro, o milho também começou a ser colhido no último dia 7 de março. Ambas as plantações ocorreram de maneira conjunta, possuindo uma área destinada a cada plantação. Apesar de colheita do milho acontecer entre 4 e 6 meses da plantação, o amadurecimento da espiga já pode notado a partir de 50 dias.
Foto destaque: Divulgação.
- VEJA TAMBÉM:
- O que há por trás dos girassóis do Jardim Aquárius?
- Semana Santa 2022: significado e 5 dicas para passar o feriado