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Data: 25/11/2024

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25/11/2024 21:15

Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem em maior ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022

Em comemoração ao centenário do rádio no Brasil e ao Dia Nacional do Rádio (25), a Kantar IBOPE Media lançou seu estudo anual sobre o consumo de rádio no país, chamado de Inside Radio 2022. O levantamento indicou que o rádio é ouvido por 83% da população brasileira, considerando as 13 regiões pesquisadas regularmente pela empresa. Três a cada 5 ouvintes escutam rádio todos os dias. 58% estão ouvindo o meio em maior, ou na mesma quantidade nos últimos 6 meses. Cada ouvinte passa 3h58 minutos ouvindo rádio por dia. E 7,4 milhões de pessoas ouvem o meio via web, sendo um avanço de 85% em relação à 2019, com um consumo médio de 2h45 min.

Hoje com 83% de pessoas que ouvem rádio no Brasil, é possível afirmar que o meio segue em alta no seu consumo no país, seja no dial e também por plataformas digitais. Para efeitos comparativos, o alcance do rádio nas 13 regiões brasileiras pesquisadas pela Kantar IBOPE Media ficou em 80% no Inside Radio 2021 e 78% no Inside Radio 2020. Os dados do estudo de 2022 são relativos ao mês de agosto e foram apresentados hoje (21) por Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media

Segundo o Inside Radio 2022, o perfil do ouvinte de rádio é muito similar ao da população brasileira, ou seja, isso mostra como o rádio está inserido em praticamente todos os grupos sociais e etários do país. Desse público, 63% declaram que ouvem o rádio em casa, 30% no carro, 12% em outros locais, 9% no trajeto e 3% no trabalho. Com a retomada e a reabertura social, a parcela de audiência fora de casa foi ampliada em relação a 2021.

O Inside Radio 2022 também destaca que o rádio está “evoluindo em todas as formas”, com 80% dos ouvintes informando que ouvem o rádio pelo receptor comum (também inclui o rádio do carro), 26% no celular (era 25% em 2021), 4% em outros equipamentos e 3% no computador. Usar uma forma para escutar o rádio não exclui a outra, ou seja, a audiência pode utilizar mais de uma forma para acompanhar o meio durante a sua jornada diária.

“Ao longo de 100 anos de existência, o Rádio teve que se adaptar em diferentes momentos de sua história para se manter relevante, tanto em termos de conteúdo quanto de plataformas e formatos de mídia. E, como acontece com todos os meios de comunicação atualmente, o Rádio busca um modelo ideal para a realidade do digital, que apresenta uma nova configuração cross media, com múltiplos e convergentes pontos de contato e formatos diversos para engajar a audiência. O Rádio segue forte, presente e essencial na vida dos brasileiros”, afirma Giovana Alcantara.

Números do consumo diário de Rádio

Em resumo, nas 13 regiões brasileiras pesquisadas pela Kantar IBOPE Media, os números do consumo do rádio foram os seguintes (alcance total e tempo médio de escuta em horas, minutos e segundos, alcance 30 dias, tempo médio, abril a junho de 2022):

90% – Grande Belo Horizonte – 03:55:44 – maior alcance entre as 13 regiões pesquisadas
86% – Grande Porto Alegre – 04:05:07
85% – Grande Fortaleza – 03:55:20
85% – Grande Florianópolis – 03:29:20
84% – Grande Curitiba – 03:38:09
83% – Grande Rio de Janeiro – 04:32:47 – maior tempo médio entre as 13 regiões
82% – Grande Goiânia – 03:49:46
82% – Grande Vitória – 03:49:00
82% – Distrito Federal – 03:13:51
81% – Grande São Paulo – 03:52:26
79% – Grande Salvador – 03:54:42
78% – Grande Recife – 04:09:23
77% – Campinas – 03:18:22

Rádio

Rádio

Credibilidade em alta, motivos para se ouvir rádio e os fãs de futebol

O rádio segue amplamente confiável para a população brasileira, segundo o Inside Radio 2022. O levantamento aponta que 56% dos ouvintes de rádio confiam no meio para se manterem informados. E a credibilidade está em alta: cerca de 20% é o crescimento que esse valor representa, entre 2017 e 2022.

Também segundo o estudo, 49% afirmam que consomem rádio para ouvir música, 43% para companhia e 31% pelo fato do meio trazer notícias de forma rápida. Esse seria o “top 3 motivos” para se ouvir rádio no Brasil.

Outro dado interessante do Inside Radio é o fato de que, entre os fãs de futebol, 40% deles ouvem esporte no rádio.

Rádio: Evolução no digital. O celular avança

O Inside Radio 2022 também destaca um forte crescimento do consumo de rádio via internet, sejam em iniciativas via streaming de áudio ao vivo, vídeo e mídia on-demand. Segundo o levantamento, 7,4 milhões de pessoas das 13 regiões pesquisadas afirmam que ouvira rádio via web nos últimos 30 dias. E o tempo médio de consumo é de 2h45min. No total, há um avanço de 85% no consumo de rádio web entre os anos de 2019 e 2022. E o consumo de rádio via internet é complementar ao dial, segundo o levantamento.

Entre os ouvintes de rádio, 29% consideram que ter a possibilidade de escutar online mudou a forma que consomem o meio, segundo o Inside Radio 2022.

Rádio

E entre os ouvintes web, o estudo indica “grande destaque para homens, da classe AB, entre 20 e 49 anos”, como a maior parcela de consumo de rádio web. “Um público conectado e em constante evolução”, indica a apresentação do Inside Radio.

Do consumo de rádio via web, 70% ouviram pelo celular (em 2021 esse valor era de 66%), 30% pelo computador e 9% em outros equipamentos. O uso dos dispositivos podem ocorrer de formas complementares. E, em resumo, 7 em cada 10 ouvintes de rádio web usam o celular para ouvir o meio.

E novos dispositivos estão surgindo, segundo o Inside Radio 2022: 7% dos ouvintes de rádio web afirmam usar a televisão para consumir rádio web e 6% usam smart speakers (caixas de som com inteligência artificial, como Amazon Alexa, Google Nest, entre outras).

O estudo também aponta que, entre os ouvintes de rádio, aqueles que consomem o meio via web, 12% apenas em áudio e 12% em áudio e imagem. Dessas duas parcelas, 20% consumiram o meio no YouTube.

Entre os ouvintes de rádio, 42% deles ouvem streaming de música, segundo o Inside Radio 2022, apontando um consumo complementar ao meio, com tempo médio de 2h40 por dia.

Já sobre podcasts, 40% dos ouvintes já ouviram algum conteúdo nesse formato nos últimos 3 meses, sendo um avanço de 30% em relação a 2021.

Por tudoradio.com.br

Foto: Reprodução/ Tudo rádio

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