Foto: COB
Nesta quarta-feira (31), Rafael Macedo não conseguiu garantir uma medalha na categoria até 90kg dos Jogos Olímpicos de Paris. O judoca brasileiro enfrentou o francês Maxime-Gael Ngayap Hambou e, após um combate de 3 minutos e 55 segundos, acabou derrotado e fora do pódio. Macedo lutou de forma agressiva, mas recebeu três punições, o que contribuiu para a sua eliminação da disputa por medalhas.
Na fase de repescagem, Rafael Macedo teve um desempenho notável ao vencer com tranquilidade o sul-coreano Juyeop Han. Com um waza-ari e um ippon no tempo regulamentar, o brasileiro assegurou sua vaga na repescagem para a disputa de sua primeira medalha olímpica. Além disso, essa vitória significou a eliminação de um adversário com uma colocação inferior no ranking mundial — Juyeop Han está na 24ª posição, enquanto Rafael ocupa o 11º lugar.
Antes da repescagem, Rafael Macedo sofreu uma derrota para o espanhol Tristani Mosakhlishvili, que conquistou a medalha de bronze no último Campeonato Mundial. O brasileiro foi derrotado por um waza-ari no contragolpe, quando restava cerca de um minuto para o fim da luta.
Durante o torneio, Macedo teve uma trajetória mista. Inicialmente, venceu o romeno Alex Cret com uma chave de braço no golden score, após um início complicado, o que lhe permitiu avançar para as quartas de final. Na estreia, Rafael também superou o holandês Noel Vant End, que foi eliminado após receber o terceiro shidô por evitar um golpe de Macedo e mergulhar de cabeça.
Apesar de não conseguir uma medalha individual, Rafael Macedo faz parte do time brasileiro que competirá na equipe mista de judô. A competição está marcada para este sábado (3), a partir das 5h (de Brasília), e oferece uma nova oportunidade para o judoca contribuir para o sucesso do Brasil nos Jogos Olímpicos.