Foto: Reprodução
A plataforma Reclame Aqui alcançou um novo recorde de reclamações de consumidores durante a Black Friday deste ano, com aproximadamente 14,1 mil queixas registradas. Os problemas mais apontados envolvem propaganda enganosa e dificuldades na finalização de compras.
O número supera o recorde anterior, observado em 2023, quando foram contabilizadas pouco mais de 12,1 mil reclamações.
O aumento nas queixas reflete a insatisfação de consumidores com práticas recorrentes durante o evento, como descontos fictícios, indisponibilidade de produtos anunciados e falhas em plataformas de pagamento.
Empresas e órgãos de defesa do consumidor reforçam a importância de denunciar práticas inadequadas e garantem que os casos registrados serão analisados para proteger os direitos dos consumidores.
“A maioria das empresas, mesmo que tenham recebido um volume acima da média de reclamações, tem boas reputações, o que é reconhecido pelos consumidores. Agora é importante acompanhar como essas empresas irão tratar essas insatisfações”, afirma em nota o cofundador do Reclame Aqui, Felipe Paniago.
Segundo a plataforma, o tipo de empresa que recebe as queixas dos consumidores tem se tornado cada vez mais diverso, para além do varejo tradicional. Entre as 50 marcas mais reclamadas, há companhias de alimentos, supermercados, fast food, moda e farmacêuticos, afirma o site.
Do total de reclamações deste ano, a maior parte estava relacionada a atraso na entrega (17,41%), seguida de propaganda enganosa (16,98%), produto não recebido (15,27%), estorno do valor pago (10,42%) e problemas na finalização da compra (4,19%).
Serviço de atendimento ao consumidor
Pela legislação brasileira, as empresas devem manter um canal de comunicação direto, gratuito e ininterrupto com os consumidores. As bases dessa diretriz foram lançadas em 1990, quando o CDC passou a vigorar. Contudo, apenas em 2008 o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) passou a ser obrigatório.
Em 2022, um decreto regulamentou o funcionamento dos SACs. Esses serviços devem ser acessíveis e divulgados pelas empresas em seus sites e materiais impressos entregues ao consumidor. As reclamações podem ser registradas inicialmente por esse meio.
Outros canais de registro de ocorrência tendem a perguntar se a reclamação já foi registrada no SAC antes de receberem as denúncias dos consumidores.
Consumidor.gov.br
A Senacon oferece um serviço online dedicado exclusivamente a receber reclamações e cobrar respostas de empresas. O site Consumidor.gov.br pode ser acessado gratuitamente, e as queixas dos consumidores podem ser registradas em três etapas: acessar o Gov.br, identificar a empresa e registrar a reclamação.