25/05/2024 12:22

Região Norte conhece proposta de tecnologias do transporte

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta terça-feira (27), na Emef. Vera Babo de Oliveira, na zona norte, a quarta audiência pública para apresentar as propostas dos editais de tecnologia do novo modelo de transporte público do município, previsto para ser iniciado neste ano. O próximo encontro é nesta quarta-feira (28) na região oeste.

Ao todo, 33 pessoas participaram do encontro desta terça-feira e 14 delas fizeram o uso da palavra. As audiências já tiveram a participação presencial de 132 pessoas e mais de 7,9 mil visualizações na página oficial do Facebook da Prefeitura.

O encontro foi iniciado com um representante da Secretaria de Mobilidade Urbana, que explicou sobre o rito e a necessidade da realização das audiências para, mais uma vez, receber da população sugestões que podem contribuir para o novo modelo.

Vale lembrar que desde 2019, no início do projeto, a Prefeitura faz oficinas e audiências com a população para tratar do assunto. Nesses encontros foram definidas as premissas do novo modelo: mais frequência dos ônibus, conforto e menor tarifa.

Na sequência, técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana apresentaram as propostas para os editais de tecnologia do novo modelo de transporte público. O público presente pode se manifestar e registrar apontamentos.

O munícipe Osvaldo Soares foi uma das pessoas que se manifestaram na audiência. Ele tinha dúvidas sobre a gratuidade para idoso e PcD (Pessoa com Deficiência). Osvaldo foi presidente da Sociedade Amigos do  Alto da Ponte por 10 anos.

“Mas parabenizo vocês, sou um grande crítico, mas sei reconhecer as coisas boas. A região norte nunca foi tão lembrada, principalmente nesses últimos quatro meses. muitas coisas boas para a região norte”, completou Osvaldo.

As audiências acontecem em todas as regiões da cidade, mas não são setoriais, ou seja, os moradores podem participar de todos os encontros, independente do bairro onde moram.

É o caso do profissional do transporte alternativo do município Carlos Eduardo Carvalho. “Participei de todas as reuniões, em 2018, 2019 e oficinas”, disse. “De que forma a plataforma 1 e 2 vai garantir que o sistema do transporte alternativo vai aceitar o novo bilhete único?”, perguntou Carlos Eduardo.

Todas as perguntas e manifestações serão respondidas ao término das seis audiências públicas por meio de um caderno de devolutivas que estarão disponíveis na página do Novo Transporte Público. Na resposta, o munícipe irá saber se a manifestação dele foi acolhida nos editais, se foi parcialmente acolhida ou se não foi acolhida e qual o motivo.

Além da manifestação presencial nas audiências, os interessados poderão apresentar documentos ou sugestões por escrito, devendo ser entregues diretamente na Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), pela Central 156 (telefone ou aplicativo), por correio eletrônico ao endereço semob@sjc.sp.gov.br e/ou por meio do site da Prefeitura, na página do Novo Transporte Público da Semob, no prazo de até três dias corridos após a realização da última audiência.

As audiências começam sempre às 18h e irão percorrer todas as regiões de São José. É obrigatório o uso de máscaras para aqueles que desejarem acompanhar presencialmente e serão respeitados todos os protocolos da pandemia.

As audiências também poderão ser acompanhadas pelo Facebook e Youtube da Prefeitura (na aba Documentos do Novo Transporte Público) e também serão transmitidas pelas rádios 107,9 FM e 1120 AM.

Os documentos do edital de licitação e anexos estarão disponíveis previamente, em papel para consulta, na Secretaria de Mobilidade Urbana, na Câmara Municipal, no Paço Municipal e nos locais das audiências públicas.

Programação
28/4 (quarta-feira)
Região oeste – Emef Sebastiana Cobra
R. dos Amores Perfeitos, nº95 – Jd. das Indústrias
29/4 (quinta-feira)
Região leste – Emef Sônia Maria Pereira da Silva
R. dos Alfaiates, nº321 – Pq. Novo Horizonte

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também