Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 20/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

20/09/2024 06:38

Rei Charles III é diagnosticado com câncer; principe Harry irá visitar o pai no Reino Unido

Foto: Divulgação

O Palácio de Buckingham divulgou nesta segunda-feira, 5, que o Rei Charles III, 75 anos, foi diagnosticado com câncer. “Durante recente procedimento hospitalar do Rei, foi observada uma questão separada de preocupação.

Testes de diagnóstico subsequentes identificaram uma forma de câncer”, diz o comunicado emitido pelo Palácio. No final de janeiro, Charles III, que assumiu o trono em setembro de 2022 após a morte de sua mãe, rainha Elizabeth, operou de uma hipertrofia “benigna” da próstata na London Clinic.

A nota diz que o monarca iniciou nesta segunda um cronograma de tratamentos regulares, durante o qual foi aconselhado pelos médicos a adiar as tarefas públicas. “Ao longo deste período, sua majestade continuará a realizar os negócios do Estado e a documentação oficial como de costume”, continua a nota.

“O Rei está grato à sua equipe médica por sua rápida intervenção, que foi possível graças ao seu recente procedimento hospitalar”, fala o Palácio, que garante que o monarca está totalmente positivo em relação ao seu tratamento e espera retornar ao serviço público o mais rápido possível. “Sua majestade optou por partilhar o seu diagnóstico para evitar especulações e na esperança de que possa ajudar o público a compreender todos aqueles que são afectados pelo cancro em todo o mundo”, finaliza.

O filho mais novo do Rei Charles III, príncipe Harry, irá ao Reino Unido visitar em decorrência do diagnóstico da doença. Harry está afastado da família real britânica e mora na Califórnia, nos Estados Unidos, com a esposa Meghan Markle e seus dois filhos.

Harry, de 39 anos, conversou com seu pai ao telefone e logo depois começou a fazer planos para sua viagem, apesar de seu distanciamento nos últimos anos, por conta das polêmicas envolvendo seu casamento com Meghan, que não acompanhará o marido na visita.

Ainda não se espera que a doença de Charles III obrigue a convocação de conselheiros de Estado, que substituem o rei caso este fique incapacitado. Um porta-voz de Buckingham confirmou à imprensa que a rainha Camilla “continuará com um programa completo de atividades públicas” durante o tratamento do rei, assim como os demais membros ativos da família real continuarão com os seus compromissos e poderão representar Charles III em alguns eventos, se necessário.

Veja também