13/04/2024 12:02

Retorno às aulas na educação infantil em São José é aprovado pelos familiares

Uma semana após o início do ano letivo nas escolas da rede de ensino municipal de São José dos Campos, pais avaliam positivamente as medidas de segurança adotadas para as aulas presenciais e relatam a alegria das crianças das unidades infantis da cidade.

Mariane Costa Pereira, de 21 anos, moradora do Bosque dos Eucaliptos, na região sul, é mãe do Davi Pereira Magalhães, 1 ano, aluno do Cedin José Arantes. “Optei por levar meu filho porque além de fazer bem para ele, isso me ajuda na organização dos meus horários de trabalho. O primeiro dia foi muito tranquilo, logo que cheguei percebi o cuidado com as crianças e me senti acolhida”, afirmou. “Fiquei surpresa com o quanto a equipe foi atenciosa. Meu filho gostou de retornar e eu também”, disse.

Convívio
No Santa Júlia, região sudeste, Mateus Teófilo Monteiro, 5 anos, foi todo animado para a escola encontrar os professores e amiguinhos. Segundo a mãe, Simone Teófilo dos Santos Monteiro, 28 anos, o pequeno entendeu a importância do distanciamento social e até compartilhou experiências. “Decidi levar porque ele estava sentindo muita falta das crianças. Antes, só de ir na escola buscar a marmita ele já ficava super feliz. Agora, ele amou voltar. Mateus me falou que usou a máscara, limpou as mãos com álcool em gel toda hora e brincou com os amiguinhos, porém com distância. Esse convívio é importante”, afirma Simone.

Cuidado
No IMI Jesus de Nazaré, na Vila São Bento, os pilares: Acolher, Proteger e Cuidar foram reforçados com toda equipe, que preparou um vídeo informativo com as orientações práticas para pais e responsáveis das crianças.

Claudia Azevedo, 41 anos, é mãe da Valentina, 2 anos, aprovou as medidas para o retorno das aulas. “Achei muito legal a escola primeiro ter enviado um vídeo com orientações. Quando chegamos para a aula, a Valentina já sabia o que fazer”, afirmou.

Protocolos
Alimentação: mantida tanto em atividades presenciais quanto não presenciais
Transporte escolar: respeita o distanciamento social e com higienização a cada viagem
Equipamentos de proteção: todas as escolas receberam materiais (máscaras, face shield, tapetes sanitizantes, termômetros e álcool em gel)
Sanitização e higienização: realizada periodicamente nas unidades escolares seguindo protocolo específico
Brinquedos e materiais de uso comum: são higienizados a cada período
Berçários: troca regular e sistemática de roupas de cama e banho
Entrada e saída: organização de horários escalonados e sinalização de ambientes escolares para circulação. O retorno presencial é opcional.

Fotos: Claudio Vieira/PMSJC

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também