Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 20/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

20/09/2024 18:35

Roseira inaugura nesta quarta-feira a primeira usina de energia flutuante da América Latina

Foto: Divulgação

Roseira inaugura nesta quarta-feira (22), a primeira usina de energia solar flutuante do Brasil e da América Latina construída em um lago proveniente de uma mina de areia já esgotada.

A usina solar flutuante tem uma área aproximada de 8 mil metros quadrados. Ela é composta por 1852 painéis solares instalados sobre flutuadores. A cava tem uma área total de 200 mil metros quadrados.

O investimento total no projeto, compartilhado pela empresa AB Sol e pela agência de fomento paulista Desenvolve SP, foi de R$ 5,3 milhões.

A inauguração também vai contar com a presença de autoridades públicas, como: Marisa Maia Barros (Sub-Secretária de Mineração e Energia do Estado de SP-SEMIL), Fernando Augusto de Siqueira (Prefeito de Roseira), Isael Domingues (Prefeito de Pindamonhangaba), Sylvio Ballerini (Prefeito de Lorena) e Silvana Zanin (Prefeita de Canas).

Projeto-piloto de usina solar em hidrelétrica
Em 2016, uma usina de energia solar em lagos de usinas hidrelétricas foi inaugurada na cidade de Presidente Figueiredo no Amazonas.

Esse foi um projeto-piloto na Hidrelétrica de Balbina, a qual permitia aproveitar as sub-estações e as linhas de transmissão das usinas, além da lâmina d’água dos reservatórios. Assim, evitando a desapropriação de terras.

Veja também