03/03/2024 15:34

Rubens Minelli, técnico tricampeão brasileiro consecutivo morre aos 94 anos

Foto: Reprodução

Treinador histórico no futebol brasileiro, Rubens Minelli morreu nesta quinta-feira (23), em São Paulo, aos 94 anos. A causa não foi divulgada. A informação foi confirmada por um funcionário que trabalhava na casa dele.

Nascido em São Paulo, Rubens Minelli foi jogador e atuou como ponta-esquerda, com passagens por clubes como Ypiranga-SP, Nacional-SP e São Paulo. Mas foi à beira do gramado que gravou o nome na história do futebol brasileiro.

Minelli iniciou a carreira de treinador em 1963, pelo América-SP. Em 1969, foi campeão do Brasileiro pelo Palmeiras.

Chegou ao auge na década de 70, quando conquistou três títulos do Brasileiro de forma consecutiva -em 1975 e 1976 pelo Internacional, e 1977 pelo São Paulo. Foi o primeiro a ser tri antes da unificação das competições.

O Colorado, em postagem nas redes sociais, lamentou a morte e afirmou que “Minelli será sempre exaltado com carinho por todos os colorados”.

Conquistou títulos ainda por Portuguesa, Atlético Mineiro, Grêmio e Paraná, além do Al-Hilal. Teve ainda no currículo como técnico clubes como Guarani, Corinthians, Santos, Coritiba e Ponte Preta.

O último trabalho no futebol foi em 2003, quando foi superintendente de futebol do Avaí. Após a aposentadoria, participou de diversos debates em programas esportivos de rádio e TV.

“Eu aprendi muito com o Minelli. Ele era um técnico inteligente. Não concordava muito com ele, na época, porque ele me tirou do time para colocar o Neca. Mas entendo que ele era um excelente técnico. Procuro tirar ele e o Poy como grandes exemplos de treinadores”, disse Muricy, em entrevista à Rádio Bandeirantes, em 2006. Ele foi comandado por Minelli no São Paulo e, posteriormente, pelo Tricolor paulista, também se tornou tri do Brasileiro, em 2006, 2007 e 2008.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também