14/04/2024 02:26

Rumo e DP World divulgam parceria para o desenvolvimento de um terminal inédito de grãos e fertilizantes no Porto de Santos (SP)

Foto: Internet

A Rumo, a principal operadora ferroviária do Brasil, formalizou um acordo com a DP World, gigante global em soluções logísticas para cadeias de suprimentos, para erguer um terminal portuário inovador destinado à movimentação de grãos e fertilizantes no Porto de Santos, em São Paulo. Este novo terminal será construído na zona do terminal de uso privativo da DP World, situado na margem esquerda do canal do porto. Projetado para lidar com até 12,5 milhões de toneladas por ano, ele se dividirá em 9 milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes.

A colaboração entre Rumo e DP World estipula um período operacional inicial de três décadas, com opções de extensão, pendente às condições da autorização portuária concedida à DP World. Rumo prevê um investimento de aproximadamente R? 2,5 bilhões na construção deste empreendimento, não descartando a formação de parcerias estratégicas durante sua implementação. A construção tem previsão de duração de 30 meses, sujeita à satisfação de certas condições prévias, incluindo aprovações regulatórias.

Pedro Palma, CEO da Rumo, realça a importância estrutural do transporte ferroviário como a opção logística mais sustentável, segura e eficiente para grandes volumes de exportações de commodities e importações de insumos vitais para o agronegócio brasileiro. Este projeto, alinhado à construção da Ferrovia Estadual de Mato Grosso para expandir a rede ferroviária no centro-oeste do Brasil, confirma a posição de liderança do Porto de Santos como a via logística essencial para o agronegócio, impulsionando a competitividade da economia nacional.

Por outro lado, a DP World fornecerá o espaço para este projeto e gerenciará as operações portuárias, reafirmando sua posição como o principal operador multipropósito no Brasil, com capacidade para manusear contêineres, celulose, grãos e fertilizantes simultaneamente. “Esta parceria representa um passo estratégico para a DP World, permitindo-nos expandir nossa oferta de serviços multimodais e, consequentemente, apoiar o crescimento do agronegócio no Brasil. Ao melhorar a eficiência do transporte ferroviário e atender às necessidades de exportação e importação, estamos empenhados em contribuir para o progresso econômico do país e fortalecer nossa presença no mercado”, afirma Fabio Siccherino, CEO da DP World Brasil.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também