Baseado no conceito de poliamor, o trisal é um relacionamento romântico a três
Está pensando em adicionar mais uma pessoa ao seu relacionamento amoroso? Ou, simplesmente, tem curiosidade sobre como funciona na prática o trisal, um relacionamento a três?
Então, leia este conteúdo. Vamos te explicar tudo sobre trisal e esta dinâmica de relacionamento!
O que significa Trisal?
O trisal vem ganhando visibilidade nos últimos anos, mas ainda gera algumas dúvidas. O termo junta as palavras “tri” e “casal” e significa um relacionamento romântico a três.
Ou seja, três pessoas que estão envolvidas de maneira amorosa e/ou sexual umas com as outras, com o consentimento de todas as partes. Logo, não vá dizer que é traição!
Como se chama Trisal em inglês?
Em inglês, o termo mais comum para se referir ao trisal é o “throuple”. A expressão, assim como no português, une as palavras “three”, três, e “couple”, casal, para falar sobre três pessoas que se relacionam.
O que é um Ménage?
A palavra ménage se origina do francês e é usada tanto no sentido de tarefas domésticas quanto de lar e família.
Agora, você deve estar se perguntando: “se ménage significa família, por que é que usam a palavra para falar de sexo?”.
O motivo se dá pela popularização da expressão “ménage à trois”, que pode ser traduzida literalmente como “família de três”, mas, na verdade, fala sobre sexo a três.
Não se sabe ao certo quando esta expressão idiomática se popularizou, mas o termo já apareceu em diversas obras do mundo pop, como é o caso da música “Last Friday Night”, da cantora norte-americana Katy Perry, por exemplo.
Na música a cantora diz:
“Na última sexta à noite
Corremos nus pelo parque
Nadamos pelados no escuro
Depois fizemos um ménage à trois”
É importante que o ménage não seja confundido com o trisal. Isto porque no ménage à trois não há, necessariamente, um envolvimento romântico entre todas as partes.
Ele pode se tratar de um casal que convidou uma terceira pessoa para “apimentar” a relação, ou três pessoas se relacionando sem comprometimento.
O que é um namoro Trisal?
O namoro trisal diz respeito a um relacionamento de verdade, no qual as três pessoas envolvidas têm sentimentos românticos umas pelas outras.
Este namoro pode se estabelecer em um relacionamento fechado, no qual o trio se relaciona apenas entre si, ou aberto. Neste caso, há consentimento mútuo para que os três se relacionem com outras pessoas de fora do grupo.
- VEJA TAMBÉM:
- 5 PASSEIOS ROMÂNTICOS PARA O DIA DOS NAMORADOS
-
Filho de trisal recebe os três sobrenomes dos pais
Como é a vida de Trisal?
A vida de um trisal é como a de outro casal qualquer, que demanda comunicação, responsabilidade afetiva e confiança para dar certo, com a vantagem de ter mais uma pessoa para dividir as contas e o cobertor em dias frios!
Ao falar desta dinâmica de relacionamento, uma das questões que mais pesa é o ciúmes. A melhor forma de garantir que todos estejam se sentindo ouvidos e amados é a comunicação.
É preciso que haja conversas honestas entre as partes para que os limites e regras do relacionamento sejam estabelecidos em comum acordo. Assim, todo mundo se cuida da forma certa.
A propósito, investir em conversas sobre limites e vontades é uma necessidade para todo tipo de relacionamento, viu?
Como funciona o sexo no poliamor?
A hora do sexo em relacionamentos poliamorosos é um dos assuntos que mais pode gerar dúvidas aos desentendidos. Mas, se você logo pensou em orgias constantes ou algo do tipo, saiba que não é bem por aí.
Por mais que este tipo de momento em grupo possa acontecer, eles não são uma regra e não definem a cara de um relacionamento poliamoroso. Afinal, estamos falando de relacionamento, e não só de sexo.
O contato físico pode acontecer entre qualquer um dos membros do grupo de qualquer maneira desejada, tal qual na vida sexual de casais monogâmicos.
A diferença é que existe mais de uma pessoa para trocar afetos e experiências. Vale ressaltar que sexo no poliamor não é traição. Estamos falando de um grupo de pessoas que têm um relacionamento entre si, ou seja, tudo o que acontece entre elas é de comum acordo. Comunicação é sempre a chave!
Como se chama um casal de 5 pessoas?
Não existe um nome específico (pelo menos, não registrado) para falar de um casal de 5 pessoas. Este tipo de relacionamento se configura como poligâmico e você se refere às pessoas que fazem parte dele como um grupo poliamoroso.
Em inglês, um termo que tem se popularizado bastante no meio do poliamor é o “polycule”, algo como, círculo poli. O termo brinca com as palavras “poly” e “molecule”, molécula, e envolve tanto parceiros românticos como e/ou sexuais.
O que é um casamento Trisal?
O casamento trisal é a oficialização do relacionamento entre três pessoas. Apesar do registro legal deste tipo de união não ser comum na maioria dos países, é legal e até incentivado em algumas nações, como na Arábia Saudita e Iêmen.
Entretanto, as condições nesses Estados não são igualitárias. Apenas homens podem registrar uma união com mais de uma mulher.
Já uma mulher casada com dois homens ou duas mulheres, não pode. Um homem casado com outros dois homens? Também não.
Vale lembrar que, mesmo que as uniões legais não sejam tão comuns, é possível encontrar relacionamentos poligâmicos de diferentes naturezas em diversas culturas ao redor do mundo. E isso desde muito tempo atrás, viu?
Engana-se quem pensa que este tipo de relacionamento é uma invenção da juventude.
3 dicas para começar um trisal
Finalmente chegou ao momento tão esperado, você e seu(a) parceiro(a) decidiram abrir o relacionamento para conhecerem mais uma pessoa.
Mas como fazer isso sem machucar ninguém? Se é que isso é possível.
Temos algumas possibilidades de conexão hoje em dia, que podem facilitar para entrar no mundo do poliamor:
1) Grupo facebook sobre assunto
Grupos do facebook são complexos, pois ali estão pessoas de todas as faixas etárias e gostos bastante diferentes, a única coisa em comum é o fato de que todos ali estão buscando a mesma coisa: entrar em um casal, ou um casal que busca alguém para entrarem em suas vidas, isso falando da maioria, pois existem muitas variações, claro!
Importante é que mesmo como todos tendo isso em comum, muitas vezes isso não é o suficiente.
Então prefira buscar pessoas que de alguma forma se conecta com mais coisas e objetivos em comum, por exemplo:
- gostar de passear na natureza,
- filmes alternativos,
- músicas malucas e fora das listas das mais tocadas,
- que curte viajar, ver a lua,
- gosta de crianças.
Enfim busque suas prioridades, se depois disso encontrar alguém, ainda assim começam a surgir outras questões, se a pessoa “escolhida” quer fazer parte de um casal, se ela está disponível, se ela vai querer se conectar sexualmente, se este contato sexual vai ser com apenas uma das pessoas do casal ou com ambos.
Por exemplo em uma relação Homem, Mulher e Homem, não necessariamente os homens são bisexuais.
Muitas outras questões são importantes e precisam pesar nesta balança! Ninguém disse que seria fácil mas vão mais algumas dicas se você quer mesmo formar um trisal.
Veja por exemplo se eles moram perto, se buscam um relacionamento contínuo ou esporádico, se será assumido, discreto ou secreto, se vai envolver morar junto ou encontros, se vai ser aberto ou fechado, se vai ser amoroso ou apenas sexual, ou apenas amoroso.
São tantos requisitos que o melhor é começar aos poucos, pois logo no primeiro contato, tudo pode desmoronar e o casal já se expos, não virou trisal e criou expectativas e consequentemente isso irá poderá gerar decepções e machucar quem queríamos apenas conectar.
Além de ser uma ação lenta, o contato para descobrir o que realmente se busca com tudo isso, o mais importante é: mesmo que seja tudo claro, opiniões mudam, conceitos mudam, máscaras caem.
Entendeu como pode ser trabalhoso formar um trisal e como tudo isso parece ser?
2) Aplicativos de encontros tipo Tinder
O legal de aplicativos de encontros do tipo do Tinder é que rola escolher raio de distância, 10km da sua casa, 100km e isso ajuda muito pois se queremos nos relacionar, estar próximo é muito importante.
Mais uma dica importante são as conversas prévias, seja por whatsapp, por vídeo, marcar pequenos encontros, tudo isso é fundamental para que o novo relacionamento dê certo e se torne um trisal de verdade.
Uma questão importante e que pode se tornar um problema é a exposição, que em alguns casos, pode incomodar bastante e até afetar a vida pessoal, principalmente na relação com a família e se o casal tiver filhos isso pode trazer mais problemas.
3) Amigos próximos objetivos em comum, pode virar um trisal?
Buscar entre os amigos adeptos do polyamor pode ser mais fácil. A vantagem é que sabemos melhor com quem estamos lidando. As desvantagens é que se não souber fazer o primeiro convite pode estragar a amizade e no final, se expor ainda mais.
Mas como saber? Não dá pra sair perguntando pra todo mundo. .. Você deverá buscar formas bem sutis para fazer isso e aí vão mais algumas dicas para entrar no assunto do trisal:
- Assistir uma série juntos sobre o tema, compartilhar postagens do nosso site para sentir a opinião da pessoa escolhida ou do casal escolhido.
- Indiretas sem assumir posturas fixas e sólidas.
- Existe uma linha tênue em ser sutil e ser superficial e falso, saiba a diferença e saiba que ser sutil sempre vai ser bom no início.
É possível se casar com duas pessoas ao mesmo tempo no Brasil?
A resposta para esta pergunta é não. Infelizmente, a legislação brasileira chega até a criminalizar o ato, que o código penal chama de bigamia. A Lei nº 2.848, decretada em 1940, diz que:
- Art. 235 – Contrair alguém, sendo casado, novo casamento: Pena – reclusão, de dois a seis anos.
- § 1º – Aquele que, não sendo casado, contrai casamento com pessoa casada, conhecendo essa circunstância, é punido com reclusão ou detenção, de um a três anos.
- § 2º – Anulado por qualquer motivo o primeiro casamento, ou o outro por motivo que não a bigamia, considera-se inexistente o crime.
Assim, não é possível se casar com uma pessoa já estando casado com outra, nem registrar um casamento entre mais de duas pessoas ao mesmo tempo.
A dificuldade não é só em relação ao casamento. Outros status legais de relacionamento, como a condição de amasiado ou de parceiro estável também se restringem a casais monogâmicos.
Discussões sobre esta questão no setor legislativo vêm ganhando mais espaço nos últimos tempos, mas ainda não resultaram em nenhuma mudança legal.
Gostou do texto? Quer saber mais sobre poliamor? Conte para a gente nos comentários!