Foto: Internet
Santa Branca promove no sábado(30), a segunda oficina de mobilização de proprietários rurais para o Diagnóstico Socioambiental da Sub-bacia do Córrego São Joaquim, projeto ambiental desenvolvido com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) sob a responsabilidade técnica do Instituto H&H Fauser, organização da sociedade civil voltada à sustentabilidade e ao meio ambiente, com sede em Paraibuna.
Com o tema “Agrofloresta”, a primeira parte da oficina terá uma roda de conversa sobre os princípios da agrofloresta e a recuperação de APPs e reservas legais tendo a agrofloresta como oportunidade.
A atividade continua com uma visita ao sítio e a demonstração dos princípios da agrofloresta, visualização da sua aplicação e seus resultados. O local será o sitio Monte Coruscante, que vem implantando uma agrofloresta com foco na produção de café e citros.
“O objetivo é conscientizar os proprietários da necessidade da restauração e da possibilidade de fazer isto de uma forma interessante ambiental, econômica e socialmente. A oficina também visa aproximar os proprietários da bacia e região, fomentando a formação de uma rede local, que é um desejo do proprietário da unidade onde vai acontecer a oficina”, explica o biólogo Renier Marcos Rotermund, que integra a equipe técnica do Instituto H&H Fauser.
Segundo ele os participantes poderão ver in loco, o trabalho de uma agrofloresta em vários estágios de formação e terão a oportunidade de vivenciar uma pequena prática de manejo.
A oficina é gratuita e acontece no próximo sábado (30), das 9h às 16h, sendo direcionada principalmente aos proprietários localizados na Sub-bacia do Córrego São Joaquim. O transporte até o local será feito pelos próprios participantes, sendo estimulada a carona solidária e será oferecido almoço para e certificado de participação.
SERVIÇO
Oficina de Agrofloresta
Data: 30 de setembro – 9h às 16h
Local: Sítio Monte Coruscante – Santa Branca