Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional
Nesta terça-feira, 8 de outubro, o Santuário Nacional de Aparecida receberá uma nova devoção mariana: um monumento em honra a Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina. A inauguração, marcada para às 18h, coincide com o centenário de nascimento do Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, que foi Arcebispo de Aparecida e presidente do CELAM – Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho.
O monumento será instalado ao lado do Obelisco do CELAM, uma homenagem que remete à Conferência de Aparecida de 2007, que reuniu o Papa Bento XVI e mais de 260 participantes, discutindo o futuro da evangelização na América Latina. Este encontro resultou no Documento de Aparecida, que influenciou as ações pastorais do Papa Francisco.
A obra, um mosaico de tamanho original da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, foi criada pela empresa italiana Friul Mosaic, também responsável pela Cúpula Central da Basílica. A moldura do monumento traz rosas que representam os países latino-americanos sob a proteção da Virgem Maria.
A celebração contará com a presença do Arcebispo Dom Orlando Brandes e dos Missionários Redentoristas, que conduzirão a cerimônia. O Santuário, maior templo mariano do mundo, destaca a relevância das devoções, complementadas por outros monumentos, como o de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A escolha da data para a inauguração é um tributo ao Cardeal Lorscheider, nascido em 8 de outubro de 1924, em Estrela-RS. Em 2007, o Santuário foi palco da V Conferência Geral do CELAM, que abordou o tema “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que Nele nossos povos tenham vida”, estabelecendo diretrizes importantes para a Igreja no Brasil.
O espaço onde está o novo monumento passou por revitalizações para aprimorar a experiência dos visitantes. As melhorias incluem bebedouros, pavimentação, pontos de ônibus e táxi, lixeiras subterrâneas, bancos, calçadas, iluminação e um projeto de paisagismo com plantio de árvores.
Com essas iniciativas, o Santuário Nacional de Aparecida reafirma seu compromisso com a promoção da espiritualidade e da devoção mariana.