Foto: Divulgação
O Santuário Nacional de Aparecida (SP) acolhe, neste 1º domingo da Quaresma, 18 de fevereiro, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para a missa de abertura nacional da Campanha da Fraternidade 2024.
A celebração eucarística ocorre no Altar Central, às 8h, e é presidida pelo Presidente da CNBB e Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Após a celebração, será feita a leitura da carta do Santo Padre, Papa Francisco, destinada aos católicos brasileiros, com objetivo de incentivar a vivência de um bom período quaresmal.
A Campanha da Fraternidade teve início na Quarta-Feira de Cinzas (14), na sede da CNBB, em Brasília. Porém, tradicionalmente, o lançamento, em âmbito nacional, ocorre na Basílica de Aparecida, considerada a capital mariana da fé no Brasil.
Há 60 anos a Campanha da Fraternidade alcançava esfera nacional, após uma carta circular ser enviada pelo então secretário geral da CNBB, Dom Helder Câmara. No texto, o bispo comunicava, a todos os bispos do Brasil, o tema e as intenções da campanha.
Desde então, todos os anos é escolhido um tema diferente, com o intuito de ajudar os fiéis a bem viverem o tempo quaresmal. Isto, através de reflexão, oração, jejum, abstinência e caridade, como instrui a Igreja.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. A missa de lançamento da Campanha da Fraternidade no Santuário Nacional será transmitida pela Rede Aparecida de Comunicação e pelo Aparecida ao Vivo.