03/03/2024 15:02

São José agora tem Zona Azul virtual para estacionamento

Foto: Divulgação

São José dos Campos agora dispõem de mais uma ferramenta tecnológica para efetuar o pagamento da taxa: o parquímetro virtual, uma plataforma que permite aos usuários estacionar o veículo por meio de um QRCode, sem precisar baixar o aplicativo ou fazer o cadastro. O pagamento do tíquete é feito por meio de pix.

A nova ferramenta já está disponível em bairros como o Jardim Aquarius, São Dimas, Vila Ema e Jardim Paulista.

Placas com o QRCode do parquímetro virtual poderão ser encontradas em diversos pontos como nas placas de regulamentação do estacionamento rotativo. Displays de mesa estão disponíveis nos comércios localizados nas áreas da Zona Azul e cartões de visitas estão sendo distribuídos pelos orientadores da empresa EYSA e nas placas de localização dos parquímetros físicos.

Pelo parquímetro virtual, o condutor poderá adquirir seu tíquete, com opções de 15, 30, 60, 90 e 120 minutos.

Ao todo, São José dos Campos tem 5.130 vagas no sistema de estacionamento rotativo. E mais de 80% dos condutores do município já utilizam a tecnologia pelo celular para pagar tíquete por meio do aplicativo Zona Azul SJC.

Para os condutores que desejarem realizar a compra pessoalmente utilizando dinheiro em espécie, os pontos de vendas oficiais junto ao comércio continuam funcionando normalmente. Atualmente, existem 70 pontos de venda, que podem ser conferidos pelo site da Prefeitura.

Os valores do estacionamento rotativo da Zona Azul são R$ 2,40 por hora para carro e caminhão e R$ 1,20 por hora para motocicleta.

Os parquímetros físicos estão sendo substituídos gradativamente pelo parquímetro virtual. Durante a retirada dos parquímetros físicos, haverá representantes da EYSA para orientar motoristas sobre a utilização do parquímetro virtual.

Como utilizar o parquímetro digital

1. O motorista deve utilizar a câmera de seu celular para fazer a leitura do QR Code disponível nas áreas da Zona Azul. Ele será direcionado para a página oficial da

empresa EYSA S.A. do Brasil, responsável pelo serviço de controle do Estacionamento Rotativo em São José dos Campos

2. O motorista deve digitar a placa do veículo;

3. Selecionar o tipo de veículo;

4. Escolher o valor do tíquete;

5. E efetuar a ativação;

6. Será gerado um Qr code e um código PIX que poderá ser copiado através do botão “Copia e Cola”

7. O motorista deve abrir o aplicativo do seu banco e efetuar o pagamento através da função “PIX – Copia e Cola”;

8. Depois é só voltar a página do Parquímetro Virtual e visualizar a confirmação do pagamento. Essa confirmação ocorre de maneira automática;

9. Após a confirmação, será gerado um recibo que poderá ser compartilhado via email.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também