Foto: Divulgação
O São José Basketball confirmou a contratação do novo técnico para a próxima temporada. É um velho conhecido da torcida que chega para o desafio de novas conquistas para comandar a equipe que disputará o Campeonato Paulista e o NBB na temporada 2024/25.
Esta será a segunda passagem do técnico à frente do esquadrão joseense. Régis Marrelli comandou a equipe de 2006 a 2013 e conquistou dois títulos do Campeonato Paulista (2009 e 2012), um vice-campeonato do NBB (temporada 2011/12) e um vice-campeonato Paulista (2011). Ainda no time joseense, o treinador foi premiado com o Troféu Ary Vidal, como melhor técnico do ano na temporada 2011/12 do NBB.
Durante o período em que Régis dirigiu o clube, o Coop São José Basketball teve sua melhor participação no NBB, finalizando a fase de classificação da edição 2011/12 na liderança do torneio. O time foi superado apenas na final, que na época era disputada em jogo único e não pôde ser jogada em São José dos Campos por conta da capacidade do ginásio Linneu de Moura ser insuficiente para abrigar a decisão de acordo com o regulamento vigente.
“É um motivo de muita alegria poder retornar. São José dos Campos é uma cidade que eu adotei, vivo aqui, estou realmente voltando para casa. Aqui, eu vivi um grande momento da minha carreira, tem uma torcida muito apaixonada pelo basquete e têm empresas que junto com à Prefeitura valorizam o esporte, tornando o basquete o carro-chefe do município. O clube tem feito um bom trabalho nos últimos anos após seu retorno às atividades e tem um projeto de evoluir cada vez mais. Temos esse objetivo bem claro: recolocar São José como uma das principais equipes e uma das principais cidades do país na prática do basquete”, afirmou o treinador.
Pontos fortes
Régis Marrelli apontou os pontos fortes que pretende implementar no estilo de jogo do Coop São José Basketball para a próxima temporada e enfatizou a importância da torcida no apoio ao clube. Durante sua primeira passagem, a equipe chegou a ficar quase um ano invicta jogando no ginásio Linneu de Moura.
“Uma das minhas principais características é a defesa forte. Acredito que aqui é um lugar muito propício para isso, porque tem a torcida te ajudando, atrapalhando o adversário, então isso ajuda a ter uma defesa ainda mais agressiva. Tenho uma valorização grande também pelo rebote, isso dá ao time uma segunda chance no ataque e aumenta o volume de jogo da equipe, e acredito também em um ataque organizado e com muita intensidade. O basquete moderno se joga com intensidade, velocidade, defesa agressiva e jogo em transição, são pontos focais para desenvolvermos nosso trabalho”, pontuou.
Em seu último trabalho, Régis comandou o Cerrado Basquete e, mesmo com investimento reduzido, colocou a equipe como oitava melhor defesa do NBB. Antes, o treinador dirigiu Brasília, Paulistano, Vitória, Palmeiras e o próprio São José.
O Coop São José Basketball terminou na quinta colocação geral do Paulista e na nona posição do NBB na temporada 2023/24 sob o comando de Sebastián Figueredo. O treinador argentino dirigiu o time nas últimas três temporadas e não teve seu contrato renovado para a próxima temporada.