Foto: PMSJC
São José dos Campos vai celebrar o Dia da Independência com o tradicional desfile cívico-militar nesta quinta-feira (7). As atividades começam às 8h, com o hasteamento de bandeiras na Avenida São José (orla do Banhado).
Em seguida, 34 grupos vão desfilar pela Rua 15 de Novembro a partir das 9h. Ao todo, serão 8 mil participantes, entre militares, civis, estudantes e membros de entidades e órgãos públicos. A expectativa é de que aproximadamente 30 mil pessoas prestigiem o evento.
Além de igrejas, repartições municipais e grupos de escoteiros, cavaleiros e dança japonesa, estarão presentes no desfile as seguintes representações: DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica), Tiro de Guerra, Fundhas, Cephas, Senai, Sesi, Urbam, Cruz Vermelha, CTG (Centro de Tradições Gaúchas), Jipeiros e Jeep Clube, Clube dos Motociclistas e Sociedade Vale-Paraibana de Cães Pastores-Alemães.
Com o objetivo de garantir a tranquilidade da comemoração, a Prefeitura vai interditar algumas ruas e avenidas no centro da cidade na quarta-feira (6), a partir das 23h, sendo permitido o acesso somente para moradores e veículos de autoridades. As vias serão liberadas após o desfile.
Interdições
Avenida Nélson D’Ávila e Rua 15 de Novembro, entre as ruas Eugênio Bonádio e Siqueira Campos
Ruas Sebastião Humel e Coronel Monteiro, entre a Avenida São José e a Rua Vilaça
Ruas Rubião Júnior, Francisco Paes e Dolzani Ricardo, entre as ruas Humaitá e Floriano Peixoto
Ruas César Leite e Salgado Filho, entre a Rua Humaitá e Avenida Nélson D’Ávila
Travessa Chico Luiz e Rua 7 de Setembro
Infraestrutura
Para que o público possa comparecer e aproveitar a solenidade, haverá reforço nas linhas de transporte público, sonorização em toda a extensão do desfile e área reservada para pessoas com deficiência, além de 4 ambulâncias para atendimento de emergência e banheiros químicos à disposição da população.
Cerca de 250 profissionais vão trabalhar na organização do evento, entre controladores de acesso, agentes da mobilidade e funcionários da limpeza urbana. A Polícia Militar e Guarda Civil Municipal vão atuar no local visando garantir a ordem e segurança pública.