Foto: Divulgação
A Prefeitura de São José dos Campos anunciou a aprovação do projeto urbanístico para um novo bairro a ser construído no denominado ‘Terreno das Vaquinhas’, localizado no Jardim Aquarius, na região oeste da cidade. As obras, que cobrirão uma área de 500 mil metros quadrados, devem iniciar em breve, após a validação pelo cartório de imóveis, permitindo a comercialização dos lotes.
O projeto passou por rigorosa análise do GRAPROHAB (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo), que avaliou laudos sobre a vegetação e fauna da área, assegurando que medidas compensatórias sejam implementadas.
Com um valor de mercado estimado em R$ 300 milhões e um IPTU anual de R$ 3,5 milhões, o terreno é atualmente de propriedade da CTH Empreendimentos, empresa que o adquiriu em 2017. O novo bairro terá potencial para abrigar 50 prédios e 150 sobrados, acomodando mais de 22 mil moradores. Os edifícios próximos ao condomínio Sunset terão limitação de altura a três andares, enquanto na parte traseira estão previstas casas de até dois pavimentos.
O planejamento inclui a criação de uma associação de moradores, que regulamentará as regras de convivência e garantirá que os lotes adjacentes ao muro do condomínio Sunset não sejam ocupados por prédios. Um parque central, com entrada pela avenida Salmão e saída pela Via Oeste, será criado, ocupando entre 45 a 50 mil m², além de outra área verde conectada.
Como parte das contrapartidas, a Via Oeste será duplicada e a avenida Cassiano Ricardo ganhará uma ciclovia. Ruas do Jardim Alvorada, como Sorocaba, Aclimação e da Liberdade, serão abertas para integrar o novo bairro, que será totalmente acessível.
As regras de construção serão igualmente aplicáveis ao muro do Alvorada, visando manter a harmonia do espaço. O projeto, que ainda passa por adequações na prefeitura, busca promover um ambiente que favoreça atividades comunitárias e a interação social, quebrando a rotina entre casa, trabalho e deslocamento. Além disso, haverá respeito à área de preservação permanente, que abriga uma nascente no local.
Próximo à avenida Cassiano Ricardo, áreas corporativas com calçadas amplas, paisagismo, lojas, cafés e espaços de convivência serão implementadas, promovendo um novo estilo de vida para os futuros moradores da região.