Em encontro no Paço Municipal nesta terça-feira (6), o prefeito Anderson Farias, anunciou que São José dos Campos seriará no próximo ano a Space Studies Program (SSP23), o maior evento de estudos espaciais do mundo. A declaração de hoje contou com a presença de secretários, vereadores e outras autoridades. A feira acontecerá entre 26 de junho e 25 de agosto de 2023, sendo organizado pela ISU (International Space University).
Nesta apresentação, foram deliberados os locais onde serão realizados os eventos públicos do programa, como as cerimônias de abertura e encerramento, assim como painel de astronautas, competição de robôs e foguetes, entre outras atrações.
Integrar a comunidade ao programa de estudos espaciais é um dos objetivos, e para isso, a Prefeitura de São José dos Campos apresentou um planejamento especial de transporte público para as nove semanas do SSP23, na cidade.
A previsão é de que São José dos Campos receba em torno de 300 pessoas de 50 países diferentes, entre professores, estudantes, cientistas, pesquisadores, astronautas e líderes mundiais de agências especiais.
Programa
O SSP é considerado o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial, tendo formado cerca de 5 mil profissionais de mais de 100 países.
É um programa intensivo de dois meses realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo. Ele oferece aos participantes uma experiência única e abrangente de desenvolvimento profissional, que contempla todos os aspectos de programas e empreendimentos espaciais.
Esta é a primeira vez que o SSP é realizado no Brasil, e a segunda em um país da América Latina, em 35 anos de existência.
O anúncio de São José dos Campos como sede do evento no próximo ano ocorreu no início de julho, durante a edição do programa em Portugal.
Confira a entrevista com o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias
Assista também a entrevista com o secretário Alberto Marques Filho, o Mano
Veja também a entrevista com o Dr. Ken Davidian, vice-presidente da ISU (Internacional Space University)
Com tradução e interpretação de Aretha Amaral
Fotos: Clemente Lemes/ Trânsito Aberto