17/07/2024 07:29

São José dos Campos participa da semana Latino-Americana de Prevenção em Afogamentos

Foto: Divulgação

Entre os dias 20 a 26 de novembro acontece a semana latino-americana de prevenção em afogamentos, onde diversas ações ocorrerão em toda América Latina. O objetivo é a redução do número de afogamentos. No Brasil, a semana é organizada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) com seus voluntários comandando ações por todo Brasil com o único propósito “Educar para não se Afogar” e assim diminuir os números de casos no país.

Em São José dos Campos, as ações educativas tiveram início em 2022, para conscientizar a sociedade e chamar a atenção para a prevenção contra o afogamento. Desde então, já participaram alguns condomínios residenciais da cidade, gestores de escolas de ensino fundamental, alunos de escolas de ensino fundamental, professores de natação e atividades aquáticas da rede pública.

Segundo Flávia Valentini, pesquisas da Sobrasa apontam que 90% das mortes por afogamento acontecem por 3 causas principais: ignorar os riscos, não respeitar os limites pessoais e desconhecer como agir. Por isso promover ações educativas para a população entender quais são os comportamentos mais adequados em um ambiente aquático, permite uma exposição menor ao risco de se afogar. Prevenir é salvar!

Recentemente, neste mês de novembro, um condomínio localizado na rua Corifeu de Azevedo Marques, no bairro Jardim das Indústrias, zona oeste de São José dos Campos, registrou um caso de afogamento que levou a óbito um homem.

SOBRE A SOBRASA

Criada em 1995, por um grupo de guarda-vidas, médicos e outros profissionais atuantes na área de segurança aquática, a Sobrasa é uma organização sem fins lucrativos, que funciona como um conselho profissional e atua unindo o Brasil para reduzir os afogamentos e incidentes aquáticos. Em seu quadro há 14 diretores, 36 chefes de departamentos e 128 consultores especialistas no assunto, que já formaram mais de 110 mil multiplicadores em salvamento aquático no país.

A Sobrasa disponibiliza programas e cursos gratuitos, visando à redução do número de incidentes aquáticos em diversos ambientes (praias, piscinas, rios, represas, entre outros). Conheça nossos cursos e programas no site www.sobrasa.com

Veja também