Foto: Lions Clube
Neste sábado (24), São José dos Campos será palco da visita do Presidente Internacional do Lions Clube Internacional, o brasileiro IP Fabrício de Oliveira. O motivo da visita é a inauguração do Memorial Augustin Soliva, que será instalado no Lions Clube São José dos Campos, localizado na Avenida José Longo, 460, no Jardim São Dimas.
Fundado em 1917 em Chicago, EUA, pelo empresário Melvin Jones, o Lions Clube Internacional se tornou uma organização global em 1920. Em 1945, a organização ajudou a estabelecer a seção de ONGs na ONU (Organização das Nações Unidas), sendo membro desta importante instituição desde então. Em 1968, foi criada a Fundação Lions Internacional, que tem como missão apoiar os clubes Lions em projetos comunitários.
Hoje, o Lions Internacional conta com 1,4 milhões de associados em 49.000 clubes espalhados por 200 países. Desde a sua fundação, a organização já financiou mais de US$ 1,2 bilhão em subsídios ao redor do mundo.
Em São José dos Campos, o Lions Clube está presente desde 1955, com três clubes ativos: Lions Clube Augustin Soliva, Esplanada e Sul, somando um total de 100 associados. As principais atividades dos clubes locais incluem projetos nas áreas de saúde, educação, esporte, educação para a paz e intercâmbio infantojuvenil.
O Lions Clube Augustin Soliva é responsável por ceder em comodato à Prefeitura de São José dos Campos dois imóveis: um prédio na Avenida Francisco José Longo, que abriga a Emei Helena Soliva, atendendo 240 crianças, e o prédio do Albergue Municipal no Monte Castelo.
O Memorial Augustin Soliva é uma homenagem ao segundo brasileiro a presidir o Lions Internacional. Nascido em São José dos Campos, Soliva residiu na cidade de 1961 até seu falecimento em 2012, deixando um legado familiar com 5 filhos, 23 netos e bisnetos. O memorial visa preservar e celebrar a história e as contribuições de Soliva para a organização e para a comunidade local.