Foto: CMSJC / Cleverson Nunes
Em clima de muita emoção, São José dos Campos se despediu do SSP23 (Space Studies Program) em evento realizado na Câmara Municipal nesta sexta-feira (25).
Participantes do maior evento espacial do mundo destacaram a hospitalidade e a maneira carinhosa que foram recebidos no Brasil e, principalmente, o acolhimento em São José dos Campos.
Um total de 90 alunos de 31 países diferentes e integrantes da ISU (International Space University) permaneceram por dois meses na cidade. Nesse período, o programa também recebeu cientistas, astronautas, especialistas, entre outros participantes.
“O Brasil foi o país perfeito para este curso, todos foram muito receptivos, o comitê local fez uma excelente organização e eu sinto que nós não seríamos tão bem recebidos assim em nenhum lugar do mundo”, afirmou o estudante Diego Guerra. Nascido na Itália, ele trabalha e mora atualmente nos Estados Unidos.
O diretor da ISU e da Nasa, James Lewis, também falou com entusiasmo sobre o resultado do evento em São José. “São José dos Campos a cidade perfeita pra receber o programa. O envolvimento de todos fez com o que o evento superasse todas as expectativas”, disse Lewis.
A vice-diretora do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e uma das coordenadoras do LOC (Comitê Organizador Local), Mônica Rocha, também enfatizou a participação popular e a maneira carinhosa que os participantes foram recebidos. Foi a primeira vez que o Brasil sediou o programa.
A oradora escolhida pela turma, a brasileira Claudia Medeiros, falou em nome dos colegas. Durante a cerimônia de encerramento, houve a entrega de um prêmio por desempenho acadêmico, o Morla Milne Academic Achievement Award, e um dos responsáveis pela organização do SSP24 anunciou que Houston, no Texas-EUA, irá sediar a próxima edição, no ano que vem.