Foto: PMSJC/Claudio Vieira
São José dos Campos certificou mais uma escola pelo programa Educação 5.0 da Prefeitura. A certificação foi para a Emefi Lúcia Pereira Rodrigues, no Jardim Santo Onofre e contou com apresentação do grupo de jazz da Educação Integral e presença do grêmio estudantil, além de autoridades da cidade e equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania.
Segundo a equipe gestora da escola, a certificação é um momento de celebração que coroa uma série de ações inovadoras com foco nos 850 alunos. Os novos ambientes, salas, laboratórios, ferramentas tecnológicas e projetos pedagógicos visam o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais dos estudantes, que se preparam para o futuro.
Gabriel Faria Araújo, 15 anos, está em seu último ano no Fundamental e resumiu a importância da escola em sua trajetória. “O Ensino Fundamental é muito importante para todos nós. É a base, o começo da nossa educação. É como uma casa, que não se mantém sem uma boa base. Ter um bom ensino é essencial para a nossa vida acadêmica. Gosto de poder usar os Chromebooks nas salas de aula e laboratórios, temos contato com a tecnologia que faz parte do mundo.”
Lançado em 2021, o programa Educação 5.0 visa consolidar a transformação digital na rede de ensino municipal e prevê um novo modelo educacional, em que a escola passa a dispor de ferramentas tecnológicas para aprimorar o ensino, além de ambientes mais dinâmicos, colaborativos e de interação.
O programa já foi implantado em outras 12 unidades da rede municipal de ensino: Emefi Alda de Souza Araújo (Jardim Mesquita), Emefi Luiza Guratti (Setville), Emefi Maria Antonieta Payar (Residencial Pinheirinho dos Palmares), Emefi Emmanuel dos Santos (Residencial Frei Galvão), Emefi Palmyra Sant’Anna (Vila Industrial), Emefi Terezinha Araújo (Jardim Santa Hermínia), Emefi Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial), Emefi Martha Abib Castanho (Jardim Satélite), Emefi Profª Therezinha do Menino Jesus do Nascimento (Dom Pedro I), Emefi Profº Álvaro Gonçalves (Campo dos Alemães), Emefi Profª Vera Babo de Oliveira (Altos de Santana) e Emefi Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa (Jardim Pôr do Sol).