20/05/2024 07:04

São José faz ação contra a violência à pessoa idosa

Além das frutas e verduras para a semana, o casal José dos Anjos e Maria Natividade Martins levou para casa um material elaborado pela Prefeitura com reflexão sobre direitos, respeito e a preservação da dignidade da pessoa idosa como cidadão.

Frequentadora da Casa do Idoso na região central, Maria Natividade aprovou a iniciativa. “Muitas pessoas idosas sofrem violência, é bom que seja divulgado e que exista essa consciência na proteção dos idosos”.

A ação realizada na manhã desta quarta-feira (16), na feira do Jardim São Dimas, faz parte de uma série de atividades em referência ao Dia Mundial de Conscientização à Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho.

A campanha com o tema “O respeito não envelhece. Toda pessoa idosa tem direito ao respeito, dignidade, assistência e cuidado” conta com folder, cartaz e live temática sobre direitos, respeito e a preservação da dignidade da pessoa idosa.

Até o dia 18 de junho, a Ponte Estaiada Juana Blanco, também conhecida como Arco da Inovação, além dos prédios da Prefeitura e Secretaria de Apoio ao Cidadão serão iluminados na cor violeta, que representa a data. A campanha conta ainda com atividades à distância desenvolvidas pelas quatro Casas do Idoso.

Moradora de São Sebastião, Kelly Oliveira de 44 anos, falou sobre a importância desse tipo de conscientização, “cuidar dos idosos é cuidar do nosso futuro”, concluiu.

Casa do Idoso

São José dos Campos conta com quatro unidades da Casa do Idoso localizadas nas regiões nortes, sul, leste e central. Desde o início da pandemia do coronavírus, as quatro unidades têm usado muita criatividade para continuar assistindo os idosos à distância.

Todas as Casas do Idoso estão decoradas com laço grande violeta na entrada, auditório e recepção, também serão realizadas lives com objetivo de fortalecer os vínculos entre familiares e idosos.

No decorrer das atividades, os idosos serão orientados sobre o papel da família no contexto da violência contra a pessoa idosa.

Programação

17/6 – 15h às 16h
Live em parceria com a OAB e Conselho Municipal do Idoso
Tema: “O combate à violência contra a pessoa idosa e a rede de proteção”

24/6 – 15h às 16h
Live em parceria com o Procon
Tema: “O papel do PROCON na Defesa do Consumidor Idoso”

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também