25/05/2024 12:14

São José implanta novo sistema de segurança integrada

Nessa terça-feira (23), um grupo de parlamentares acompanhou o anúncio do novo Centro de Segurança Integrada (CSI), que vai substituir o Centro de Operações Integradas (COI). A cerimônia foi realizada no Parque Tecnológico, local onde será instalado este novo sistema de segurança da cidade.

Participaram do encontro o presidente da Câmara, vereador Robertinho da Padaria (Cidadania), e os vereadores Junior da Farmácia (PSL), Juvenil Silvério (PSDB) e Marcão da Academia (DEM). Também estavam presentes membros dos órgãos de segurança pública que compõem o programa São José Unida, de prevenção à violência e diminuição da criminalidade.

O novo sistema conta com mil novas câmeras, que foram instaladas em diversos pontos da cidade – onde há maiores índices de violência, grande fluxo de pessoas e veículos, nos principais corredores de ônibus e de comércio e nas proximidades de escolas e unidades de saúde. O plano do governo municipal é criar outros dez pontos de monitoramento que ficarão sediados em batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e delegacias de Polícia Civil.

Durante o encontro, também foram apresentados pelo Executivo dados comparativos da segurança da cidade antes e depois da criação do programa São José Unida, em 2017. Destaque para a redução em 68% de roubos de veículos, de 853 em 2016 para 276 em 2020; queda no furto de veículos, de 2.366 (2016) para 986 (2020), além da diminuição nos roubos (-57%), homicídios (-54%) e furtos (-37%). De acordo com a Prefeitura, em 2020 não houve registro de latrocínio (roubo seguido de morte) no município.


Galeria de Fotos

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também