Foto:PMSJC/Claudio Vieira
O Governo de São Paulo, com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, inaugurou oficialmente nesta quarta-feira (26) a primeira unidade do Estado do Espaço Prevenir, para dar apoio e suporte aos familiares de dependentes químicos e para ex-acolhidos que completaram o tratamento nas comunidades terapêuticas.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-governador do Estado, Felicio Ramuth, do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, e demais autoridades da cidade.
Como funciona
O serviço dispõe de uma equipe multidisciplinar que prestará auxílio psicoemocional, com foco em cuidar dos vínculos familiares e evitar recaídas. Por meio de profissionais como psicólogos, pedagogos, educadores e assistentes sociais, eles recebem apoio, suporte e encaminhamentos para lidar com esse desafio.
O atendimento é gratuito e o espaço está de portas abertas para receber a população, sem a necessidade de agendar um horário. O funcionamento é das 10h às 21h, de terça-feira a sábado, na Avenida dos Estados, 297 – Vila Maria.
“Este é o melhor serviço para atender as famílias de dependentes químicos”, afirmou Fábia Porto, coordenadora de projetos do Espaço Prevenir. “Nós vamos fortalecer estes familiares com um tratamento humanizado e ajudar na recuperação dos membros dependentes”.
O programa atende pessoas de São José dos Campos e outras cidades da região, que podem ser encaminhadas por repúblicas e entidades sociais como a ABRAPI (Associação Brasileira de Proteção ao Indivíduo), Lar Cristão e Nova Esperança.
Foto: PMSJC