A Segurança Pública e a GCM (Guarda Civil Municipal) de São José do Campos completam 1 ano e 2 meses no topo da lista dos serviços mais bem avaliados no Estado de São Paulo.
A informação é da Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) e se refere a pesquisas feitas em 15 cidades de grande porte (com mais de 500 mil habitantes). São grandes centros urbanos que abrigam empresas e serviços de alto padrão e sofisticação.
Segundo as pesquisas, os serviços prestados pela GCM e demais forças de Segurança são os mais bem avaliados do Estado desde julho de 2021, entre as 15 maiores cidades onde a consulta é feita.
Acima da média
Na pesquisa mais recente divulgada pela Indsat referente ao terceiro trimestre do ano, a Segurança Pública e a GCM mantiveram a avaliação positiva acima da média das cidades grandes.
No quesito Segurança Pública, São José conquistou 51 pontos acima da média. A nota para o serviço foi 605 contra a média de 554.
No caso da GCM, a nota alcançada foi 646 contra a média de 607 das grandes cidades –39 pontos acima.
Nesse terceiro trimestre, a Segurança atingiu 70.6% somadas as avaliações ótima, boa e regular. A GCM obteve 82.9% de avaliação positiva.
O Indsat mede a satisfação de serviços públicos dos governos municipal, estadual e federal. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
“Nossa cidade investe pesado no combate e na prevenção à criminalidade e os resultados são os que a população sente no dia a dia. Temos orgulho da GCM e das demais forças de Segurança, o árduo trabalho integrado e inteligente resultam na segurança da população”, afirmou Estevão Aparecido Cipriano, morador da Vila Nair.
Investimentos em São José!
A aprovação dos serviços em São José é o resultado de programas pioneiros, investimento em tecnologia e em pessoas. A cidade tem os melhores indicadores criminais dos últimos 20 anos. Os principais indicadores se mantêm em queda há 6 anos.
O Programa São José Unida, que já é lei e integra todas as forças de segurança no combate ao crime, é m projeto inédito no Estado.
São José dos Campos está ampliando o monitoramento em tempo real pelo CSI (Centro de Segurança e Inteligência) com mais 186 câmeras, mais 50 portais eletrônicos e mais 2 mini centrais para forças de segurança. Ao todo, o CSI terá cerca de 1.200 câmeras, inclusive com reconhecimento facial.
Este ano, a Prefeitura de São José contratou mais 60 guardas civis, que já estão nas ruas após o treinamento de 6 meses. Ao todo, a GCM tem 382 integrantes entre homens e mulheres.
Foto: Claudio Vieira/PMSJC