17/07/2024 08:08

São José promove visita guiada pelo Parque da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos realiza no sábado (11), a partir das 9h, uma visita guiada pelas principais atrações do Parque da Cidade Roberto Burle Marx.

Durante o passeio, os participantes terão informações técnicas sobre os locais visitados. No roteiro estão atrações como o Galpão Gaivotas, Museu do Folclore, Borboletário, Casa do Café, vista do conjunto arquitetônico da Tecelagem Parahyba, Residência Olivo Gomes, Orquidário, Casa da Ilha e Jardins de Burle Marx.

As inscrições, até a próxima sexta-feira (10), às 14h, são gratuitas e podem ser feitas pela Central 156, Quiosque Turismo na Orla do Banhado ou pelo e-mail: turismo@sjc.sp.gov.br. Serão formados grupos de até 15 pessoas. Todas os protocolos sanitários de combate à Covid-19 serão seguidos.

A visita guiada ao Parque da Cidade faz parte do programa City Tour, organizado pelo Departamento de Turismo da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Patrimônio

O Parque da Cidade Roberto Burle Marx é a maior área verde localizada na região urbana de São José dos Campos com quase 1 milhão de metros quadrados.

Tombado como Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural, o Parque fez parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba.

Os jardins, de autoria de Roberto Burle Marx, e a Residência de Olivo Gomes, projetada por Rino Levi, compõem um importante trabalho da arquitetura moderna brasileira e são tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de SP).

Nesse vasto perímetro estão abrigadas uma grande diversidade de espécies vegetais e uma belíssima paisagem composta por jardins, palmeiras imperiais, lagos, ilhas artificiais, bosques e alamedas.

Veja também