14/06/2024 18:04

São José realiza vacinação contra febre aftosa em rebanhos

Foto: PMSJC

São José dos Campos está vacinando gratuitamente rebanhos contra a febre aftosa. A campanha vai até 30 de novembro e atende pequenos produtores rurais do município.

Nessa etapa, serão vacinados bovinos e bubalinos (búfalos), de 0 a 24 meses de idade.

Os produtores já cadastrados em anos anteriores devem aguardar contato da Prefeitura até 22 de novembro. Caso não sejam acionados, é preciso ligar na Central 156 (telefone, site ou aplicativo) ou ir até a uma das unidades do Ponto Rural para atendimento.

São José é uma das únicas cidades do Brasil que oferece a vacinação gratuita e equipe técnica para aplicação. Estão sendo disponibilizadas 5 mil doses para a atual campanha de imunização.

A equipe de vacinação atende os produtores diretamente nas propriedades rurais.

A vacinação contra a aftosa é obrigatória, realizada há cada seis meses. O criador que não vacinar ou deixar de comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária do Estado pode ser multado.

A febre aftosa é uma das doenças animais mais contagiosas e causa grandes perdas econômicas aos produtores.

Nos primeiros dias antes da manifestação das feridas os animais apresentam falta de apetite, calafrios, febre e redução da produtividade de leite.

A aftosa não representa risco para a saúde humana. A doença não é transmitida pelo consumo de carne, leite e derivados de animais infectados.

Serviço

Ponto Rural Alto da Ponte

Rua Alziro Lebrão, 240, Alto da Ponte. Tel. (12) 3911-6915

Ponto Rural São Francisco Xavier

Rua XV de Novembro, 1.900, Centro. Tel. (12) 3926-1790

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico: Tel. (12) 3878-9534

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também