Foto: PMSJC
São José dos Campos iniciou 2024 com renovação e reforço na frota das motolâncias com o objetivo de aprimorar e agilizar, ainda mais, o atendimento à população e salvar vidas.
As quatro motocicletas foram substituídas por viaturas novas e a cidade ganhou mais duas, totalizando seis. Elas são utilizadas, principalmente, nos primeiros socorros em casos de acidentes ou outras emergências.
O projeto inovador foi implantado pela Prefeitura em julho de 2022 e já foram realizados 2.251 atendimentos.
É mais uma extensão da Atividade Delegada, de parceria da Administração municipal com o governo do Estado de São Paulo. Todos os motoristas das motolâncias são bombeiros, capacitados para o atendimento de emergência em tempo reduzido.
Com o novo serviço, é possível reduzir o tempo de intervalo entre o momento em que a central de comunicação recebe a informação da emergência e a chegada da equipe de socorro ao local.
Cada motocicleta é equipada com o DEA (desfibrilador externo automático) e são utilizadas nos casos em que o Samu é acionado e a chegada ao local da ocorrência é estimada de 3 a 5 minutos antes da ambulância.