Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 05/10/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

05/10/2024 05:32

São José terá oficina gratuita de mestre-sala e porta-bandeira

Foto: Internet

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Prefeitura de São José dos Campos vão promover uma oficina interessante, de mestre-sala e porta-bandeira.

A oficina será realizada no Centro da Juventude e acontecerá em todos os sábados, das 14h às 16h, a partir do dia 30 de outubro até 16 de dezembro.

A atividade será orientada por Mauricio Caetano e Fernanda Rosa, que ensinarão a teoria e a prática sobre os procedimentos oficiais do casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Essa programação faz parte do projeto cultural “Patuscada”, que reúne ações que englobam os diversos aspectos da cultura brasileira.

O que fazem o mestre-sala e a porta-bandeira?
O casal MSPB (mestre-sala e porta-bandeira) são como reis e rainhas, componentes importantíssimos dentro de uma escola de samba e do contexto do Carnaval brasileiro.

Durante as apresentações a dupla carrega o ícone de toda a agremiação, que é o pavilhão. Ele contêm o símbolo, nome, as cores oficiais e a data de fundação da escola, tem um mastro em sua lateral e mede 1m20 por 90 cm.

Juntos, o mestre-sala e a porta-bandeira têm o dever de defender, cortejar e apresentar o pavilhão, sempre com elegância, sutileza e também muito gingado.

O mestre-sala é responsável por conduzir e dançar junto com a porta-bandeira. Suas principais funções incluem:

Condução do pavilhão: O mestre-sala carrega o estandarte da escola, conhecido como “pavilhão” ou “bandeira”, que é o símbolo da agremiação;
Dança e elegância: Durante o desfile, o mestre-sala realiza uma dança elegante, mostrando habilidade e graciosidade, muitas vezes improvisando movimentos que complementam a coreografia da porta-bandeira;
Interação com o público: O mestre-sala interage com a plateia, celebrando, cumprimentando e envolvendo os espectadores no espírito festivo do desfile.

Por outro lado, entre as principais funções da porta-bandeira estão:

Dança com o pavilhão: A porta-bandeira dança de maneira graciosa e coreografada enquanto segura o pavilhão, demonstrando elegância, habilidade e tradição.
Simbolismo e representação: A porta-bandeira representa a essência e a identidade da escola de samba. Ela carrega o pavilhão com orgulho, honra e reverência, sendo um símbolo vivo da agremiação.
Expressão artística: A forma como a porta-bandeira dança e manipula o pavilhão é uma expressão artística que complementa a narrativa e o enredo da escola de samba.

Patuscada
O projeto cultural Patuscada é realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo desde 2019. Ele reúne ações que englobam os diversos aspectos que formam a cultura brasileira, sintetizadas em eixos temáticos transversais, como a música, a dança, a comensalidade, a literatura e os saberes e fazeres do povo brasileiro.

Veja também