24/04/2024 13:09

São José terá Plano de Contingência para emergências

Em mais uma ação inédita, São José dos Campos terá, ainda neste ano, Plano de Contingência de atendimento em situações de emergência com o objetivo de garantir mais segurança à população e preservar vidas em casos envolvendo desastres naturais.

O Plano, gerenciado pela Defesa Civil, será apresentado em audiência pública no próximo dia 4 de outubro, a partir das 18h, na Câmara Municipal.

Durante e após o evento, os munícipes poderão fazer sugestões, que serão analisadas tecnicamente e, caso sejam viáveis e pertinentes, poderão ser incluídas no documento final.

O Plano de Contingência estabelece os procedimentos a serem adotados pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos de atendimento em situações de emergência, como alagamentos, inundações e escorregamentos de terra.

Com a implantação do Plano, a Prefeitura e os órgãos parceiros garantirão ainda mais eficiência e agilidade no atendimento à população, preservando vidas, evitando agravamento de situações críticas e garantindo amparo e abrigo em casos de necessidade e a retomada da normalidade após as emergências.

O documento define ações preventivas, atendimentos e medidas para correção de eventuais danos.

O Plano de Contingência foi elaborado e tem a participação de 12 secretarias municipais, além de 9 órgãos externos e governamentais, como concessionárias de serviços e entidades voluntárias.

Capacitação constante

A Defesa Civil de São José conta com uma equipe de 25 agentes e 170 voluntários treinados para a operação.

A Prefeitura tem investido na capacitação constante das equipes e na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para aprimorar cada vez mais o atendimento à população.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também