Devido à baixa disponibilidade de testes rápidos para detecção de covid-19 no mercado e também da previsão de uma pequena quantidade que será enviada pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de São José dos Campos irá direcionar o estoque de testes apenas para casos moderados e graves que se apresentem nos pronto atendimentos para nortear a conduta médica, bem como para os internados.
Os testes também serão direcionados para os profissionais de saúde da rede pública que estão na linha de frente do combate à pandemia. A medida é necessária já que não há uma previsão da chegada de novos testes no município.
Com a alteração, está suspensa a coleta de teste de antígeno para os casos leves, como vinha ocorrendo nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) Resolve.
A decisão também considera a nota técnica nº 31/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, que diz que “nesse momento pandêmico, a suspeita de covid-19 deve ser considerada entre pacientes com síndrome gripal, mesmo quando houver circulação do vírus Influenza no município”.
Mesmo sem a realização do exame, após avaliação médica se o caso for confirmado por critério clínico, o paciente deverá ser afastado por sete dias e o caso ser notificado no e-sus notifica.
Vacinação em São José
Com a suspensão da realização de testes nas UBS”s, as unidades voltam a realizar a vacinação contra a covid-19 já a partir desta segunda-feira (24), das 8h às 17h, com distribuição de senhas até o esgotamento das mesmas, de acordo com a capacidade operacional e de estrutura de cada unidade.
Veja a programação de vacinação no site da Prefeitura de São José (www.sjc.sp.gov.br)
Foto: Adenir Britto/ PMSJC.