Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 19/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

19/09/2024 22:39

São José vence e sobe de volta para a Série A2

A Águia do Vale sobe de volta para a Série A2, com o 1 a 0 sobre o Grêmio Prudente no estádio Martins Pereira, o São José também se garantiu na grande final do Paulistão A3 de 2023. O time comandado por Ricardo Costa vai enfrentar o Capivariano na decisão, além de ganhar uma vaga na Série A2 do estadual em 2024.

O jogo começou com as duas equipes tensas pelo clima de decisão. Apesar do 0 a 0 no placar, o primeiro tempo contou com muita pressão do time visitante em São José dos Campos.

A primeira boa chance do Grêmio Prudente veio aos 20 minutos. Cesinha cruzou uma bola na área, Wandson cabeceou, a bola pegou de relance em Luquinha e voltou para Wandson, que chutou e obrigou o goleiro Ariel a se jogar para afastar. Na sequência, Elder chutou de perna esquerda mas a bola passou por cima do travessão.

O Prudente seguiu pressionando bastante. O São José, recuado, não conseguia sair jogando quando recuperava a bola no campo de defesa. Assim, o primeiro tempo da partida mostrou o time visitante com maior volume de jogo, dominando o campo de ataque e chegando mais perto ao gol adversário.

O Grêmio chegou de novo aos 37, em cobrança de falta muito perigosa na entrada da área. Rafinha cobrou e mandou uma bomba que seria um golaço do camisa 10, não fosse o goleiro Ariel se esticar todo para defender o chute do meia no canto esquerdo do gol do São José.

O São José voltou para o segundo tempo bem com Wendel nos primeiros minutos da segunda etapa. O atacante ganhou a disputa de bola do zagueiro Biazuz, entrou na área e finalizou forte, mas o goleiro Luiz fez uma grande defesa para evitar o gol dos mandantes.

Aos 20, mais uma boa defesa do arqueiro prudentino evitou o gol da equipe da casa. Pedrinho recebeu de Nicholas e, livre de marcação, finalizou de longe, mas Luiz novamente se esticou todo para defender. No rebote, Vicente tentou o chute, mas o goleiro foi mais rápido.

Quando o jogo parecia se encaminhar para terminar 0 a 0, Wendel definiu para o São José. Gustavo Henrique recebeu pela direita, Vinícius Barba chegou por trás e tentou chutar, mas foi bloqueado. Na sobra, o camisa 9 não perdeu tempo e estufou as redes do goleiro prudentino.

De volta para a série A2 – História do São José

A Equipe de futebol da cidade surgiu inicialmente como Esporte Clube São José, com as cores alvinegras, era conhecido como Formigão do Vale, devido à grande presença de formigueiros no gramado em que o time atuava em casa. Apesar do título da ‘Primeira Divisão’ (Série A2) do Campeonato Paulista em 1972, a conquista não garantiu o acesso à elite do torneio naquele ano, a equipe enfrentou uma grave crise financeira e teve que alterar o nome do clube.

Em 1976, o Esporte Clube São José passou a chamar-se o São José Esporte Clube e alterou as cores oficiais usando o azul, o amarelo e o branco em alusão a bandeira da cidade de São José dos Campos, além disso o mascote do time passou a ser a Águia ao invés da Formiga.

Na década de 80, o São José viveu seu melhor momento em aspectos futebolísticos. Logo em 1980, o São José Esporte Clube repete o feito do Formigão do Vale e conquista o título da “Primeira Divisão’ (Série A2) do Campeonato Paulista, mas desta vez conquista trouxe o acesso. O ataque com Edinho, Nenê e Tião Marino foi a melhor da competição e marcou uma geração de torcedores joseenses, tendo Tião, maior ídolo do clube, como artilheiro do campeonato com 18 gols.

O São José alcançou o seu maior feito, em 1989, o São José chegou até a final do Campeonato Paulista, após vencer o Corinthians por 3 a 0 na semifinal, no Martins Pereira. Na grande decisão, a Águia teve que encarar o São Paulo. O Tricolor acabou conquistando o título após uma vitória por 1 a 0 e um empate sem gols no segundo jogo. Apesar do revés, o vice-campeonato do Campeonato Paulista continua na memória do torcedor joseense.

São José Campeão 1989

Ainda em 1989, o São José conquistou o vice-campeonato da Segunda Divisão, conquistando assim o direito de participar do tão sonhado Campeonato Brasileiro, em 1990. Além disso, a equipe fez um tour internacional conquistando torneios amistosos na Europa.

Atualmente, o São José Esporte Clube disputa apenas as competições estaduais, sendo que em 2020, a Águia conquistou o título do Campeonato Paulista Sub23, mais conhecido como a Bezinha, a quarta divisão do Campeonato Paulista. Com o título, a equipe voltou a comemorar um título estadual, após mais de 40 anos.

PRINCIPAIS CONQUISTAS

Vice-Campeão Paulista A1 (1989)
Vice-Campeão Brasileiro da Série B (1989)
Bicampeão do Paulista A2 (1972 e 1980)
Campeão do Paulista A3 (1965)
Bicampeão da Série B do Campeonato Paulista (1964 e 2020)

Veja também