Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 22/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

22/11/2024 12:37

São Luiz do Paraitinga é a primeira cidade a receber tecnologias de monitoramento de eventos extremos do Governo de SP

Foto: PMSLP

O Governo de São Paulo anunciou que São Luiz do Paraitinga será a primeira cidade a ser beneficiada com um novo investimento em tecnologias de monitoramento e alerta de eventos extremos. O pacote de R$ 330 milhões, destinado a medidas de proteção de rios e ações sustentáveis, foi divulgado nesta quarta-feira (5) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O projeto inclui a ampliação do uso de tecnologia para interligar o monitoramento de cheias por sistemas de radar às sirenes de alerta de risco de grandes inundações e deslizamentos. Equipamentos serão instalados em áreas propensas a inundações, e a telemetria fará o acionamento automático das sirenes, orientando a população a buscar abrigo em locais seguros.

Além disso, o Governo de São Paulo criará um Centro Paulista de Radares Meteorológicos, responsável por monitorar todas as regiões do estado e emitir avisos e alertas de deslizamentos, enchentes e inundações, garantindo uma resposta rápida e eficaz para proteger a população.

Inundações em São Luiz do Paraitinga
Em 2009, São Luiz do Paraitinga registrou uma cheia de 12 metros devido ao acumulado de chuvas de 200mm do dia 31 de janeiro. O Rio Paraitinga transbordou, deixando mais de 3 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas.

Este ano, em fevereiro, a cidade também ficou debaixo d’água após o rio subir mais de quatro metros. Cerca de 500 pessoas tiveram de deixar suas casas e a Prefeitura decretou situação de emergência no município.

Veja também