Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 27/12/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

27/12/2024 05:19

São Paulo emite mais de 84 mil Carteiras para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Foto: Divulgação/SEDPcD

Mais de 84 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) foram emitidas em no estado de São Paulo desde seu lançamento em abril de 2023.

Segundo o governo estadual a emissão tem uma média de quatro mil carteiras por mês, alcançando 84,6 mil documentos em um período de um ano e oito meses.

A carteirinha tem o objetivo de facilitar a identificação da pessoa com autismo e de seus responsáveis, agilizando o acesso a serviços públicos e privados de saúde, assistência social e educação, por exemplo, em São Paulo.

Além da CipTEA, também foram emitidos mais de 47 mil selos de identificação veicular para pessoas com TEA, informou o Governo.

A iniciativa foi lançada em abril de 2024 e é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), a Secretaria de Governo e Gestão Digital (SGGD) e o Detran-SP.

Conheça o grupo de notícias do portal spriomais: receba conteúdos em primeira mão no seu Whatsapp

Como Solicitar a CipTEA
A CipTEA e o selo de identificação veicular podem ser solicitados digitalmente pelo site ciptea.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR.

Há também a opção de realizar o pedido presencialmente em uma das 242 unidades do Poupatempo espalhadas pelo estado.

Para emitir o documento, é necessário apresentar o laudo médico comprovando o diagnóstico de TEA, além dos documentos pessoais do beneficiário e do responsável.

Veja também