Foto: Internet
São Sebastião confirmou o segundo caso de gripe aviária na cidade. A informação foi divulgada pela prefeitura na última sexta-feira (18).
O segundo positivo foi detectado novamente em uma ave silvestre, uma Trinta-reis-de-bando, encontrada na praia do Arrastão no último final de semana.
O animal foi resgatado pelo Instituto Argonauta e em seguida foi feita a coleta de exame no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) , que confirmou a contaminação pelo vírus da influenza Aviária H5N1.
O município afirma que tem feito um trabalho constante e ininterrupto no atendimento de ocorrências relacionadas a aves com suspeita da doença e que visitas foram feitas pela Defesa Agropecuária em locais onde ocorrem atividades de subsistência, em que as aves são consumidas pelo próprio produtor.
Ao todo, o Litoral Norte contabiliza quatro casos de gripe aviária, sendo dois em São Sebastião e dois em Ubatuba. No momento, o Estado de São Paulo soma 13 casos confirmados de gripe aviária em oito municípios, todos em aves silvestres. E no Brasil, há 80 casos da doença.
Estado de Emergência em São Paulo
Na última terça-feira (15) o Governo do estado de São Paulo decretou estado de emergência zoosanitária.
A iniciativa é uma forma de implementar ações rápidas e rigorosas para controlar a disseminação da doença. Isso pode incluir medidas como quarentenas de animais, restrições de movimentação, abate de animais doentes, vacinações em larga escala e outras intervenções para conter o surto.
Apesar da possibilidade de humanos contraírem o vírus, no entanto, o estado de emergência zoosanitária não representa um alerta relacionado diretamente à saúde humana.