Foto: PMSS
São Sebastião pede aos munícipes que irão aos cemitérios prestar homenagens aos entes queridos no feriado de Dia de Finados, nesta quinta-feira (2), que tomem alguns cuidados a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue.
O biólogo da Vigilância em Saúde, Edwil Bernardi Piva, explica que vasos de plantas e enfeites de plástico, entre outros objetos deixados sobre os jazigos durante a visitação nos cemitérios, podem acumular água parada, ainda mais em períodos chuvosos, e se transformar em criadouros do Aedes aegypti.
Ele diz que, para evitar a disseminação da dengue, não se deve colocar flores em vasos com água, mas optar por flores plantadas e sem o uso de pratinhos embaixo do vaso. Caso utilize o prato, este deve estar cheio de areia. Vasos fixos nos jazigos devem ter furos para escoamento de água da chuva.
Outra recomendação é retirar as embalagens de plástico ou celofane dos vasos de flores naturais e evitar flores artificiais que acumulam mais água. Além disso, objetos como garrafas, sacos plásticos ou outros recipientes vazios não devem ser deixados sobre os túmulos.