Foto: PMSS
São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realiza mais um Mutirão da Catarata, no Hospital de Clínicas (HCSS) do Centro, na quinta-feira (12).
O objetivo é atender ao menos 140 pessoas que aguardam pelo procedimento cirúrgico. Serão atendidas 70 nesta primeira etapa e outras 70 no próximo dia 2 de novembro.
Segundo o médico e coordenador da equipe do mutirão, Glauco Reis Gonçalves, a ação não zera a fila de espera para o procedimento, uma vez que, todos os dias, novos casos são notificados, no entanto, “com a realização, São Sebastião tem o menor tempo de espera em comparação com outras cidades do Litoral Norte”.
Normalmente, as pessoas têm a lente do olho transparente. A catarata é uma condição que faz com que a lente fique turva, opaca, causando baixa visão e, em casos mais extremos, a cegueira. A cirurgia de catarata é um procedimento comum, seguro, que remove a lente do olho e, na maioria dos casos, substitui por uma lente artificial. O paciente não precisa ficar internado no hospital após a cirurgia.
“É muito importante que os pacientes mantenham os cuidados após a cirurgia de catarata, principalmente, usar os colírios conforme a orientação médica, evitar carregar peso, dirigir, ingerir bebidas alcoólicas ou fazer uso de cigarro e não faltar nas avaliações de retorno”, destaca Glauco Reis Gonçalves.