Foto: PMSS
A divulgação da 4ª edição do Ranking de Competitividade aponta que São Sebastião teve o melhor posicionamento entre as cidades do Litoral Norte, subiu de posição a nível Brasil e se manteve na liderança frente aos municípios da região quando comparado com os municípios da região sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo).
Na edição de 2021, São Sebastião estava na 60ª posição no Brasil entre as 410 cidades com mais de 80 mil moradores. Com a análise dos indicadores de 2022 o município avançou nove posições e hoje é o 51º do País e o 43º quando analisados 184 municípios da região sudeste.
O Estudo apontou como potenciais de São Sebastião áreas como telecomunicações, meio ambiente e acesso à educação.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, recebeu o resultado dos estudos com muita satisfação. “Temos trabalhado cada vez mais para avançar em vários setores do município. Este estudo mostra que estamos em evolução, principalmente quando vemos crescimento nos setores de telecomunicações, saneamento e inovação e dinamismo econômico”.
Ranking de Competitividade dos Municípios
Os dados do Ranking de Competitividade dos Municípios são elaborados pelo Centro de Liderança Política (CLP) em parceria com a Gove e a Seal e tem como objetivo incentivar a competição positiva entre os municípios, entendida como a busca dos agentes no município por melhorar o fornecimento de serviços públicos, atrair empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem.
Também visa permitir a obtenção de um amplo mapeamento dos fatores de competitividade e de fragilidade, direcionando, de forma mais precisa, a atuação das lideranças públicas municipais para planejamento e atuação para aquilo que é prioritário; além de valorizar casos de sucesso, promovendo a publicização e inspiração originada pelas boas iniciativas para que sejam aplicadas em outras localidades.
Outro ponto importante do relatório é ser uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem de forma eficiente o desempenho dos formuladores de políticas públicas e um sistema de incentivo e de aplicação à melhoria para os líderes públicos e a sociedade no município, além de possibilitar uma comparação simples, direta e concisa, entre localidades, de uma série de atributos institucionais, sociais e econômicos que são comumente de difícil mensuração e avaliação.