13/04/2024 12:37

São Sebastião ultrapassa o volume de chuva esperado para o mês de janeiro; 13 famílias estão abrigadas em escolas

Previsão do tempo

Foto: Divulgação

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta que do dia 1º a 24 de janeiro choveu 297,51 milímetros.

Esse volume é acima do previsto para todo o mês, 246,2 mm, e a média geral é de 280,1 mm. Somente na Vila Sahy, na Costa Sul, o acumulado nas últimas 72 horas foi de 85,4 mm. No município, o acumulado neste período foi de 155,3 mm.

Os pluviômetros dos bairros Paúba, Boiçucanga, Boiçucanga 2, Toque-Toque Pequeno, Cambury, Maresias, Praia das Cigarras Juquehy 2 e Morro do Abrigo registraram mais de 100 mm e chuvas em 72h.

Até o momento 13 famílias, com 42 pessoas, estão abrigadas nas Escolas Municipais Professor João Gabriel de Santana, em Toque-Toque Pequeno, e Henrique Tavares de Jesus, na Barra do Sahy.

Segundo a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião, composta por técnicos e assistentes sociais, na unidade escolar de Toque-Toque Pequeno estão oito famílias, sendo oito mulheres, três adolescentes, sendo um PcD, sete crianças, quatro homens adultos, dois idosos, no total de 24 pessoas. No local, também está uma cadela.

Já na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, são mais cinco famílias, sendo nove adultos, dos quais três são homens e seis são mulheres e entre eles há um idoso, um PcD e nove crianças, totalizando 18 pessoas.

A ação ocorre como parte do Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plamcom).

Fundo Social

Segundo a equipe do Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião, 32 dormitórios foram montados na escola Henrique Tavares de Jesus, com colchões, lençóis, mantas, travesseiros e kits de higiene pessoal. O ponto de abrigo está localizado à Avenida Adelino Tavares, 301, bairro Barra do Sahy.

Já na EM Professor João Gabriel de Santana são 14 dormitórios com os mesmos itens. A unidade escolar fica à Rua Dr. Yojiro Takaoka, n° 428, bairro Toque-Toque Pequeno.

‌As chuvas de ontem deixaram cinco famílias desabrigadas, três em Toque-Toque Pequeno, abrigadas na sede da Associação de Moradores de Toque-Toque Pequeno (Sapeque) e uma na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, em Barra do Sahy, que saiu na manhã desta quinta-feira (25).

Outra família da Vila Sahy – mãe e duas filhas – foi para casa de parentes perto da escola.

As equipes da Prefeitura ainda trabalham na limpeza das ruas atingidas pelas enxurradas desde a noite de ontem. Não há registros de ocorrências graves.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também