Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 22/10/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

22/10/2024 06:16

Semana da Água conecta crianças à natureza em São José

Em função da Semana da Água, um grupo de 12 crianças da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) teve uma manhã divertida e cheia de descobertas nesta quarta-feira (23). Meninos e meninas colocaram a mão na terra para plantar árvores frutíferas no Centro Comunitário Alto da Ponte, região norte de São José dos Campos.

A atividade faz parte da programação da Semana da Água, que acontece até o próximo dia 31 em todas as regiões da cidade.

O plantio fez parte do programa Pomares Nativos Educativos da Prefeitura, que visa constituir pomares de árvores frutíferas nativas, típicas dos biomas locais, Mata Atlântica e Cerrado, em diversas regiões da cidade.

Confira a galeria de fotos das atividades desta quarta.

Palestra – Semana da Água

A programação desta quarta-feira (23) não ficou restrita ao plantio de mudas. À tarde, no Paço Municipal, duas palestras apresentaram soluções ambientais inovadoras em andamento na cidade.

A primeira, detalhou as estratégias de sustentabilidade para a gestão de águas no novo Código de Edificações. A nova legislação é pioneira no Brasil ao evoluir da construção convencional para a sustentável, exigindo que toda obra adote tecnologia e sistemas de menor impacto ambiental (Green Building).

O modelo inclui a adoção de uma pontuação mínima para o emprego de produtos sustentáveis.

Semana da Água
Foto: Adenir Britto/ PMSJC

Depois, foram apresentadas as soluções de drenagem sustentável no projeto da Linha Verde, a primeira obra viária 100% sustentável de São José.

A obra receberá nove Jardins de Chuva nas estações Eldorado, Vale do Sol, Jardim Morumbi, Jardim Oriente, Jardim América e Jardim Oswaldo Cruz. Serão utilizadas espécies como erva de São João, Lírio roxo, Orquídea Bambu, Açucena, Lírio do Brejo e Íris do Brejo.

Também estão previstas três valas de biorretenção, que funcionam como reservatório para o amortecimento da água da chuva, armazenando-a por um determinado período de tempo de modo que possa posteriormente infiltrar ou ser absorvida naturalmente pelo solo.

Elas serão instaladas ao longo da estrada do Imperador, próxima à Estação Terminal Sul e outras duas nas rotatórias do Residencial União. Elas são formadas com camada de brita 1 e envolvidas por geotêxtil e caixa de captação.

A energia que será utilizada na operação da Linha Verde também será gerada de forma sustentável a partir de uma usina fotovoltaica, responsável por transformar a luz solar em energia elétrica limpa.

Foto: Adenir Britto/PMSJC

Veja também