Foto: PMT
O Ambulatório Municipal de Infectologia (AMI) de Taubaté realiza até a próxima sexta-feira, dia 27 de outubro, campanha de conscientização e combate à sífilis, com a realização de testes rápidos.
O tratamento da doença é realizado nas unidades de saúde da Atenção Básica e no AMI. Em 2022, os números relacionados à doença se dividiam em 242 pacientes com sífilis adquirida, 99 gestantes e 52 pessoas com sífilis congênita.
Este ano, os índices apresentaram crescimento e 413 pessoas possuem a sífilis adquirida, 104 gestantes apresentam a doença e 58 indivíduos tem a sífilis congênita.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que possui tratamento e cura e pode apresentar diversas manifestações clinicas e diferentes estágios. Pode não apresentar sintomas, como também podem surgir feridas genitais, manchas no corpo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés e alterações ósseas, cardiovasculares e neurológicas. A transmissão pode ocorrer por meio de relação sexual sem uso de preservativo com uma pessoa infectada.
O diagnóstico da sífilis é realizado por meio de testes rápidos e exames específicos de sangue durante o ano, as unidades básicas de saúde e no AMI.