Foto: Divulgação
O Senac Pindamonhangaba abre as portas, de 26/6 a 1°/7, para apresentar as peças do desfile-performance em homenagem à artista Tarsila do Amaral, realizado recentemente em São Paulo. Quem aprecia a área de moda ou faz parte desse mercado, terá a oportunidade de conhecer pessoalmente a coleção desenhada pela designer de moda Ana Clara Watanabe e confeccionada por alunos e ex-alunos da instituição.
O repertório celebra o centenário das obras São Paulo, São Paulo GAZO e EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil), criadas em 1924, pela pintora e desenhista Tarsila do Amaral (1886-1973), um ícone da arte modernista brasileira. As peças de roupa foram expostas durante o desfile ocorrido em 28/5, no Edifício Martinelli, na capital paulista, somente para convidados, entre eles estilistas, artistas, empresários e influenciadores.
“Para nós é muito importante exibir as peças da coleção Tarsila Amarela aqui no Senac, já que mostram a competência e o talento dos nossos alunos e ex-alunos dos cursos da área de moda, que tiveram a oportunidade de participar de um desfile tão significativo para a história da arte nacional. Foram três meses trabalhando na confecção das roupas e acumulando ainda mais aprendizado. O convite nos deixou muito honrados e motivados a investir cada vez mais na qualidade do nosso ensino”, declara Natália Martins do Amaral, coordenadora de moda do Senac Pindamonhangaba. “Temos conseguido destaque fora das fronteiras do Vale do Paraíba. No ano passado, estivemos na São Paulo Fashion Week com uma exposição de looks também criados por pessoas que estudaram na nossa unidade”, lembra Natália.
Criação
No acervo Tarsila Amarela, a designer de moda Ana Clara Watanabe constrói uma leitura delicada e vívida sobre a ótica da industrialização no Brasil, presente nas obras E.F.C.B (Estrada de Ferro Central do Brasil), São Paulo e São Paulo (GAZO) da artista. Além disso, as peças foram desenhadas com foco na moda sustentável e na vivência criativa da designer como uma mulher do interior que também se muda para a capital para trabalhar com artes plásticas – Watanabe é nascida e criada em Pindamonhangaba.
Mostra de Artes Cênicas
Até 28/6, o Senac Pindamonhangaba realizará a 17ª Mostra Senac de Artes Cênicas, com atividades internas e outras abertas ao público externo. O evento acontece em várias unidades do Senac São Paulo e conta com uma programação diferenciada em cada local.
Na unidade de Pindamonhangaba, além da exposição Tarsila Amarela, mais duas atividades poderão contar com a participação da comunidade. Em 25/6, das 10h às 11h, acontece a apresentação musical do Quarteto de Cordas Ysaye. Com um repertório inspirado em filmes, cantigas populares e músicas folclóricas, o grupo reforça as riquezas da cultura nacional ao mesmo tempo em que mostra como a música faz parte das nossas vidas.
Saiba mais no site https://eventos.sp.senac.br/atividade/apresentacao-musical-quarteto-de-cordas-ysaye/.
Em 28/6, das 16h às 17h30, Fabiana Fonseca, docente dos cursos de teatro do Senac Pindamonhangaba, promoverá uma reflexão sobre acessibilidade nos espaços e ações culturais, com a interação do público. Mais informações no site https://eventos.sp.senac.br/atividade/acessibilidade-cultural-dialogos-e-experimentacoes/.