13/04/2024 12:31

Cantor Tiganá Santana se apresenta no Conservatório Tatuí

Primeiro compositor brasileiro a apresentar um álbum com a presença de canções em línguas africanas se apresenta em abril no Teatro Procópio Ferreira

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – traz para a Capital da Música o multiartista, Tiganá Santana. O show do cantor é gratuito e acontecerá no dia 15 de abril, a partir das 20h, no Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural pertencente ao Conservatório de Tatuí. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet na plataforma INTI ou pela bilheteria do teatro de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Tiganá Santana nasceu no dia 29 de dezembro de 1982, na cidade de Salvador (Bahia). O compositor, cantor, instrumentista, poeta, produtor musical, diretor artístico, curador, pesquisador, professor e tradutor, Tiganá Santana iniciou seus estudos musicais de violão aos 14 de anos, na sua terra nativa, com Alberto Batinga. Ainda nessa fase começou a compor e, desde os 9 anos de idade, teve experiência da escrita poética.

Premiado e reconhecido internacionalmente, Tiganá foi o primeiro compositor na história fonográfica do país a apresentar um álbum com a presença de canções em línguas africanas, fato relacionado a sua própria formação, bem como por seu interesse por adentrar mundos não ocidentais. Dentre as conquistas de Tiganá está o reconhecimento da conceituada revista inglesa especializada em música, Songlines como um dos dez artistas fundamentais da música atual brasileira e o prêmio concedido pelo Departamento de Cultura da Suécia, por um de seus álbuns.

Ao longo dos últimos 13 anos, Tiganá Santana excursionou, ininterrupta e frequentemente, por países europeus, africanos e asiáticos priorizando, ao lado da construção artística, os encontros interculturais e o estudo de aspectos relevantes das culturas locais.

No show, que integra a programação do primeiro semestre do Conservatório de Tatuí, o cantor Tiganá Santana apresentará uma seleção que passará por melodias que percorrem toda sua carreira. “A minha intenção é apresentar um repertório que atravesse o que gravei nos meus álbuns, ao longo desses anos, bem como, eventualmente, algo que não gravei, mas que me venha à alma para cantar ao público que estiver presente no Conservatório de Tatuí”, destaca. “Fico feliz com a oportunidade de tocar, ao lado dos amigos músicos, Leonardo Mendes e Cauê Silva, nesse espaço tão especial, que cuja relevância sei, mas que ainda não havia propriamente visitado”, completa.

Foto: José de Holanda/Divulgação

SERVIÇO

Tiganá Santana

Show: Tiganá Santana

Data: 15 de abril de 2023, sábado, 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira – Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Entrada gratuita

Ingressos para o show de Tiganá Santana podem ser adquiridos pela plataforma INTI ou pela bilheteria do teatro de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela.

É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro.

Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também