Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 22/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

22/11/2024 23:42

Joseense Silvia Prado participa do Ironman e garante vaga no Mundial EUA 2022

Estreou na prova do Ironman a atleta Silvia Prado, de São José dos Campos. A prova foi neste domingo, 21, no México. A Joseense ficou em quinto lugar na prova, garantindo vaga para o Mundial que será realizado em Utah, nos Estados Unidos, em maio de 2022.

Silvia Prado

Silvia Prado competiu na categoria 40/44 anos de idade. A prova tem 3,8km de natação, 180km de bike e 42km de corrida. O torneio foi realizado na cidade de Cozumel, no México.

Silvia Prado nos mandou um vídeo falando da prova e dos seus treinamentos:

Que é nossa atleta Silvia Prado?

Sílvia Helena Barbosa Prado é de Bauru, interior de São Paulo. Formada em odontologia pela USP Bauru, Mestre e Doutora pela Unesp de São José dos Campos, cidade onde voltou a morar há seis anos.

Mãe de dois filhos de 10 e 8 anos, Sílvia era sedentária até pouco antes de mudar para o Vale do Paraíba, com pouco ou quase nenhum histórico esportivo entre infância e adolescência: “Nos jogos da faculdade só me colocavam no time quando faltava gente e porque eu era um das mais altas” conta ela, que mede 1,74 metros.

Quando Silvia Prado mudou para São José dos Campos por opção familiar, Sílvia e o marido tinham um amigo que estava treinando para fazer um triathlon olímpico em Santos. Com o sonho de disputar um dia uma meia maratona e impulsionados pelo amigo, o casal começou a treinar o nada, pedala e corre.

Silvia Prado

Focada, regrada e determinada, Sílvia Prado encontrou ali o esporte, a bike e o estilo de vida que lhe trouxe equilíbrio. Se para muitos cumprir planilha é um fardo; para ela é um prazer. “Eu gosto da rotina, gosto de olhar a planilha e estar toda verdinha, toda completa” define. Desde então já foram 10 provas de meia distância do Ironman, Com alguns pódios na distância pelas provas no Brasil, e um segundo lugar na categoria em Maceió 2019, com conquista da vaga para o mundial de 70.3 nos Estados Unidos em 2022.

Em Cozumel, Silvia Prado fez a estreia que a pandemia atrasou em 18 meses. Sílvia estava, e está, inscrita para o Ironman Brasil desde 2020, mas a prova foi cancelada nas duas últimas edições.

“Quando cancelaram a prova deste ano, eu já estava treinando há tanto tempo, que fui atrás de onde fazer porque não queria perder mais um ciclo de treinamento, e foi ótimo. Não era o plano, nem o sonho, mas foi incrível” termina Silvia Prado.

Silvia Prado

História IronMan

Esta modalidade que Silvia Prado pratica, é extremamente exigente foi proposta pela primeira vez pelo comandante da Marinha dos Estados Unidos John Collins e sua esposa para por fim a uma discussão surgida durante a cerimônia de premiação de uma prova de corrida no Havaí, sobre qual seria o atleta mais resistente: nadadores, corredores ou atletas de outras modalidades.

Eles sugeriram combinar três provas já existentes que deveriam ser completadas sucessivamente: “The Waikiki Rothwater Swim” que compreendia aproximadamente 3,8km de natação, a “The Around-Oahu Bike Race” que originalmente acontecia em dois dias e percorria aproximadamente 180km de bicicleta e a Maratona de Honolulu. Collins então disse: “Quem terminar a prova em primeiro lugar será chamado o homem de ferro”.

Após algum tempo de treino, no dia 18 de fevereiro de 1978, em pleno verão havaiano, Collins e mais 14 pessoas realizaram a primeira prova Ironman.

Até a metade da maratona John Collins liderava a prova, mas foi ultrapassado por Gordon Haller, que manteve a liderança e venceu a inédita modalidade, tornando-se o 1º vencedor da modalidade.

Este primeiro “homem de ferro” nadou os 3,8 km em 1h20min, pedalou os 180 km em 6h56min e finalizou com uma maratona em 3h30min, totalizando o tempo de 11h46min40seg. Dos 15 participantes que iniciaram a prova, somente 12 completaram.

Modalidades

Atualmente há um circuito mundial de 45 provas de Ironman cobrindo diversos destinos no mundo. Todas as provas são organizadas por empresas que licenciam o uso da marca Ironman, propriedade da WTC (World Triathlon Corporation). A inscrição para o evento custa em média US$ 600.

O Ironman de Kona, no Havaí, é o Campeonato Mundial de Ironman. As inscrições são conquistadas por qualificação ou através de um sistema de loteria.

O tempo limite de uma prova de Ironman é de 17 horas. Os atletas profissionais competem por premio em dinheiro e a chance de disputar o campeonato mundial no Havaí. O melhor tempo já registrado em um Ironman ocorreu em Florianópolis, Brasil, pelo Britanico Timothy Philip no dia 28 de Maio de 2017 com a marca de 7h40min33s.

Ironman 40

Esta exigente modalidade de triatlo de longa distância compreende 40 provas de 3,8 quilómetros de natação, 180 quilómetros de ciclismo e finalmente 42,195 quilómetros de corrida (equivalente a uma maratona). Em 2016, 4 atletas conseguiram completar as 40 provas, três homens e uma mulher. São eles Elizabeth Model, o seu marido John Wragg e também Luis Álvarez e Jeffon Jonas.

Silvia Prado

No Brasil

A prova no Brasil é realizada desde 1982 e a partir de 2001 passou a ser disputada na cidade de Florianópolis, tendo sua largada na praia de Jurerê Internacional. Com a realização da prova na Ilha de Santa Catarina, houve um crescimento considerável no número de participantes. O nº de 250 inscritos na prova de Porto Seguro (BA) em 2000 já saltou para 1.500 inscrições em 2019.

Ironman Florianopólis 2001 – 2020

A sede do IRONMAN Brasil há 20 anos é uma das mais importantes capitais do Brasil. Localizada na região Sul, no litoral do Estado de Santa Catarina, Florianópolis é uma das três capitais insulares do país, e a capital brasileira melhor classificada no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU.

Todos os anos o Ironman mobiliza um verdadeiro exército de colaboradores que contribuem para a viabilização do evento. São estudantes, militares e voluntários que ficam dispostos em áreas localizadas estrategicamente por todo o percurso e abastecem os atletas com água, bebidas energéticas e hidratantes.

Os competidores têm, contando-se o tempo a partir do momento da largada, até 2h30min para completar o percurso da Natação, 10h40min para completar o percurso de Ciclismo e 17h para completar o percurso da Corrida. O atleta que exceder o tempo limite de cada etapa será desqualificado.

 

Veja também