Foto: Divulgação
Pesquisa do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) prevê mais de 3.902 vagas temporárias abertas para o período do Natal, um aumento de 6% em relação a 2023.
Esse crescimento é impulsionado pelo saldo positivo de empregos já registrado ao longo do ano. O desempenho do mercado de trabalho está ligado às vendas, que tiveram um crescimento de 9,5% no primeiro semestre em comparação ao ano anterior, conforme balanço divulgado pelo Sincovat.
Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, destaca a importância desse período: “Estamos entrando na época mais esperada pelo varejo, e para atender os clientes, haverá necessidade de reforçar a equipe de funcionários com carteira assinada.”
As vagas deverão ser predominantemente nas áreas de vestuário, calçados e supermercados. Os cargos mais solicitados incluem vendedores, repositores de estoques, caixas, empacotadores e seguranças.
Além disso, as vagas temporárias costumam abrir portas para empregos fixos, com cerca de 20% a 25% dos colaboradores sendo efetivados após o período. O Sincovat ressalta que, mesmo sem experiência, o comércio pode ser uma ótima entrada para novos profissionais. “O candidato deve demonstrar boa vontade, disposição e atenção no atendimento, aumentando suas chances de ser contratado de forma definitiva,” explica Dan.
Os interessados devem distribuir currículos nas lojas, que geralmente têm seleção própria, e ficar atentos às redes sociais das empresas. O setor de serviços da região também deve abrir cerca de 1.600 vagas temporárias, especialmente nas cidades turísticas do Litoral Norte, que se preparam para a temporada de verão.