12/04/2024 14:56

Sistema Inteligente ajuda PM a recuperar carro furtado

Com a ajuda de Portais de Segurança da Prefeitura de São José dos Campos, a Polícia Militar recuperou na madrugada desta quarta-feira (21) um carro que havia sido furtado no Bosque dos Eucaliptos, na região sul.

Os radares inteligentes indicaram que o veículo trafegou pelas avenidas Salinas, Benedito Bento e Dr. João Batista de Souza Soares, todas na zona sul, antes de entrar na rua Corifeu de Azevedo Marques, no Jardim das Indústrias, na região oeste.

Com estas informações, os policiais militares que estavam realizando patrulhamento conseguiram interceptar o carro quando ele estava entrando em um condomínio na Corifeu.

Os dois suspeitos foram detidos em flagrante por receptação de veículo e conduzidos ao Distrito Policial, onde ficaram à disposição das autoridades policiais e da Justiça. Com eles, foram apreendidos R$ 150 e um celular.

Segurança

São José possui um sistema inovador e integrado de monitoramento do trânsito e segurança pública com radares e câmeras com tecnologia OCR (leitura de placas) em todas as regiões do município.

Além da fiscalização do trânsito, esses portais de segurança com tecnologia OCR permitem, por exemplo, a identificação de veículos furtados ou roubados por meio da leitura das placas, que registram cerca de 1 milhão de imagens por dia.

Os dados são acompanhados em tempo real pela Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e demais forças de segurança, com apoio do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e das mil novas câmeras inteligentes e com leitura facial implantadas em toda a cidade.

Os portais de segurança ajudaram São José a registrar em 2019 e 2020 os menores índices de criminalidade dos últimos 19 anos.

Os casos de roubos e furtos de veículos em 2020 tiveram redução de 68% e 58%, respectivamente, na comparação com o ano de 2016, antes da implantação do programa São José Unida.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também